Livraria da Folha

 
10/07/2010 - 08h19

Aprenda a histórica receita judaica de kneidlach

da Livraria da Folha

Divulgação
Receitas da Vida foi finalista do prêmio Gourmand Cookbook Award 2010
Livro de receitas finalista do prêmio Gourmand Cookbook Award 2010

A gastronomia da cultura judaica é muito forte e impactante. Amantes da boa comida já se renderam aos temperos de varenikes, goulash, moussaka, entre outras receitas típicas.

Conhecido como o povo da rememoração, é na culinária que grande parte de seus valores se perpetuam na história de mais de 5 mil anos. Pratos saborosos e cheios de segredos sempre possuem lembranças por trás de seu preparo, e são essas memórias que o livro "Receitas da Vida" pretende resgatar.

A obra apresenta relatos de imigrantes, homens e mulheres, que fugiram e conseguiram se salvar das tristezas da guerra. Os quatro meses de entrevistas com os moradores do Residencial Israelita Albert Einstein, são as lembranças que trouxeram de suas cozinhas de origem, tais como Polônia, Bielo-Rússia, Romênia e Alemanha.

*

Na minha época, ao casar, a mulher precisava saber cozinhar. Em casa, minha mãe ensinou tudo, e foi bom para depois cozinhar para meu marido, os filhos e agora os netos. Sempre fiz bolinhos de batata, de arroz, macarrão, sardinha marinada e o kneidlach no caldo de galinha.

Marcelo Breyne / "A cozinha judaica",
Bolinhos podem ser servidos com nozes, cenouras ou ameixas para incrementar
Bolinhos podem ser servidos com nozes, cenouras ou ameixas para incrementar

Kneidlach era obrigatório no Pesach, era a principal comida deste período. A massa se faz com a farinha de matzá misturada com água quente, ovos, óleo, sal e pimenta-do-reino. Deixe descansar. No lugar do óleo eu usava gordura do frango ou do pato. Fazia bolinhas grandes e fofinhas. Comíamos no caldo de galinha. Na época, tinha de começar pelo frango vivo, que a gente mandava ao matadouro.

Hoje ainda faço a comida favorita do meu neto. Ele sempre pede o "macarrão da vovó". E faço à moda antiga. Farinha, ovos, sal para fazer a massa, depois se abre e corta com a faca, sendo cada fio bem fininho e comprido, um pouco mais grosso que um fio de cabelo. Cozinha na água e sal e depois joga no caldo de galinha. Dá trabalho, mas fica muito bom, e meu neto e meu filho ficam contentes.

Klara Tuder nasceu na Polônia e chegou ao Brasil em 1960

*

Kneidlach

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha matzá
1/4 de xícara (chá) de óleo (ou shmaltz, gordura de galinha)
3 ovos
1 1/4 xícara (chá) de água
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Junte todos os ingredientes e bata, formando uma massa. Deixe descansar por 1 hora. Enrole bolinhos pequenos com as mãos molhadas. Cozinhe os bolinhos em caldo de galinha por 20 minutos.

Para incrementar
Cenoura & Dill: Acrescente à receita básica 1 cenoura ralada bem fina e 2 colheres (chá) de dill (endro) bem picadinho.

New York Deli: Acrescente à receita básica 2 fígados de galinha fritos e bem amassados e 1/4 de cebola bem batida e frita até escurecer.

Com ervas: Acrescente à receita básica 1 colher (chá) de salsinha e 1 colher (chá) de tomilho, ambos bem picadinhos.

À Húngara: Deixe 10 ameixas secas sem caroço de molho em água morna por 1 hora. Escorra e pique muito bem, quase transformando-as em pasta. Acrescente à receita básica.

Com Nozes: Triture 10 a 15 nozes no processador. Acrescente à receita básica.

*

"Receitas da vida"
Autor: Claudio Luiz Lottenberg
Editora: Melhoramentos
Quanto: R$ 19,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página