Livraria da Folha

 
29/03/2010 - 12h15

Biografia de Stephenie Meyer decifra por que saga "Crepúsculo" se passa em Forks

da Livraria da Folha

Vampiros que brilham na luz do sol não têm problemas para sobreviver durante o dia. Mas manter-se incógnito na multidão, quando se parece um diamante, torna-se um pouco difícil viver em lugares ensolarados. Este foi um dos motivos que levou Stephenie Meyer a ambientar a sua história em um local distante da calorenta Phoenix, no Arizona, onde vive.

Divulgação
Stephenie Meyer visitou Forks após sucesso e ganhou dia especial
Stephenie Meyer visitou Forks após sucesso e ganhou dia especial

Para encontrar o melhor lugar para fixar a residência dos Cullen, Meyer foi ao Google e procurou pela região com maior índice anual de chuvas dos Estados Unidos e encontrou a Península Olímpica, no Estado Washington. A partir disso, procurar pela cidade menor do local foi simples e Forks surgiu na tela.

Fundada pela tribo quileute, cujas lendas foram levemente adaptadas para encaixar-se na história de Edward e Bella, Forks era uma comunidade agrária. Por conta das chuvas, da sua localização e das florestas assustadoras, não poderia manter-se como um local turístico.

Tudo mudou com "Crepúsculo", que a princípio seria intitulado de "Forks", que deixou a cidadezinha conhecida mundialmente. Stephenie Meyer, depois de ter escrito o primeiro livro, foi visitá-la para conversas com os indígenas da tribo local e ver se havia se mantido fiel à realidade.

A segunda vez no local não passou indiferente pelos habitantes da cidade e teve o dia 20 de julho instituído como o Dia de Stephenie Meyer. Esta data e o aniversário da personagem Bella, em 13 de setembro, leva fãs para visitarem e celebrarem em Forks.

Podem ser encontrados produtos relacionados à saga em diversas lojas, de farmácias a livrarias, além de um Bella Burguer no drive-in local. Dazzled by Twilight, por exemplo, é dedicada exclusivamente a produtos da franquia.

A fama demorou a chegar até a pequena localidade. Marc Shapiro, em "Stephenie Meyer: A Biografia Não-Autorizada da Criadora da Saga Crepúsculo", dedica o último capítulo exclusivamente à cidade que tornou-se personagem tão importante quanto outros. Chris Cook, editor do jornal "The Forks Forum" e autor do guia regional "Twilight Territory", narra a Shapiro a demora dos vampiros de Meyer a conquistar o lugar.

Veja abaixo trecho de "Stephenie Meyer: A Biografia Não-Autorizada da Criadora da Saga Crepúsculo".

*

Cook lembra-se de ouvir um boca a boca sobre uma autora, Stephenie Meyer, que escolhera Forks para ambientar seus romances por volta de 2005. E isso só aconteceu depois de Stephenie, em 2004, ter feito uma viagem a Forks, passagem que teve ínfimo impacto no povo daquela cidade.

"Quando ela veio pela primeira vez, ninguém tinha nenhuma pergunta específi ca para ela porque ninguém realmente sabia nada sobre o livro dela", relembrou Cook. "Nós sabíamos que ela andava navegando por sites sobre imóveis e indústria de turismo, visitando os parques nacionais e olhando todos os tipos de mapas e levantamentos. Nossa suposição foi a de que ela estava fazendo pesquisa para seu livro."

De sua parte, a tribo quileute tomou uma atitude de cautela em relação a esta escritora desconhecida que, segundo se dizia, estava incorporando costumes da tribo local em seu primeiro livro. Sua maior preocupação era que Stephenie não usasse o gancho quileute meramente como trampolim para suas próprias fantasias malucas. Os quileutes, como quase todas as tribos indígenas norte-americanas, têm sido alternadamente pacientes e impacientes em clarifi car sua história e lendas para as pessoas. Só podiam esperar que Stephenie contasse direito.

Ao ser lançado, Crepúsculo foi uma sensação instantânea em toda parte, exceto, riu Cook, em Forks.

"Aquele primeiro livro realmente não impactou nada por aqui. A livraria mais próxima a Forks fica em Port Angeles, a mais de 80 quilômetros de distância. A mercearia e a farmácia têm estantes pequenas para livros. Quando o primeiro livro saiu, nem chegou à livraria."

A gerente da livraria de Forks, Theresa Tetreau, eventualmente encomendou uma cópia e, na primavera de 2006, ficou atônita ao receber um telefonema de Stephenie sobre vir a Forks para fazer uma pequena noite de autógrafos à comunidade. A livraria, membros da Câmara de Comércio e outros rapidamente formaram um comitê e tiveram a ideia de marcar uma noite de autógrafos e leitura para o dia 20 de julho de 2006.

A diretora executiva da Câmara de Comércio, Marcia Bingham, relembrou em entrevista ao Twilight Territory que a visita de Stephenie em 2006 foi um inesperado sucesso. "Ela foi encantadora, sentia-se feliz por estar aqui e muito satisfeita com o que viu em Forks. Havia mais ou menos 125 pessoas agrupadas no Parque Tillicum e tinham vindo do Canadá, Califórnia, Washington e Oregon. Eu achei que aquilo fora grande, mas não tinha a menor noção de que o livro se tornaria um best-seller nacional."

Cook disse que ninguém deu muita bola ao evento no começo. Mas isso foi até que o primeiro grupo de pessoas de fora viesse até a cidade.

"Foi muito estranho quando vimos alguns fãs que não eram de Forks aparecerem para a noite de autógrafos. Forks está no meio da floresta e meio que lá embaixo na lista das cidades mais importantes do Estado. Então, que pessoas realmente viessem até aqui por causa de uma história sobre Forks, era extremamente fora do normal."

A visita de Stephenie a Forks foi um sucesso, porém ninguém imaginou que fosse benefi ciar a cidade de qualquer outra forma. Mas a pressão de Forks subiu como um foguete novamente na primavera de 2007. Primeiro havia dúzias de fãs aparecendo por lá para ver a cidade a as referências sobre as quais só tinham lido nos livros de Stephenie. O povo de Forks começou a ver salpicos de ouro no fim do arco-íris de Crepúsculo, especialmente quando as dúzias se tornaram centenas.

"A cidade começou a fazer pequenas coisas em 2007", disse Cook. "Nós imprimimos licenças para caçar vampiros e as pessoas tinham que ir a diferentes lojas da cidade para colocar selos em sua licença. Havia alguns lugares vendendo produtos relacionados a Crepúsculo, mas não se tratava de um negócio massivo. Uma das lojas estava vendendo moletons e bonés e outra estava vendendo camisetas. Mas não era muito, àquela altura."

"Mas começamos a reparar em algumas coisas. As pessoas não estavam vindo para cá apenas de cidades próximas. Estavam vindo da Califórnia, Utah e outros Estados. E nós começamos a ver adesivos em seus carros que diziam 'Time Edward', 'Time Jacob' e 'Forks ou nada'. No começo fi cavamos pensando 'o que é isso?' Então começamos a entender a coisa toda."

*

Stephenie Meyer
Autora: Marc Shapiro
Editora: Geração Editorial
Páginas: 208
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página