Livraria da Folha

 
04/05/2010 - 15h49

Livro narra o dilema de Antígona, personagem mítica da antiguidade

da Livraria da Folha

Divulgação
Amaldiçoados pelo pai, irmãos de Antígona assassinam um ao outro
Amaldiçoados pelo pai, irmãos de Antígona assassinam um ao outro

Publicada pela Companhia das Letras, a coleção "Histórias Sombrias da Mitologia Grega" --que já apresentou a personagem Medeia, com o livro "Medeia, a Feiticeira reconta para o público o mito de Antígona, outra importante figura da antiguidade.

Inspirado na tragédia escrita por Sófocles (496 a.C. a 405 a. C.) em 441 a.C., a narrativa em prosa de "Antígona, a Rebelde" conta a história de Antígona: depois da morte de Édipo, seu pai, ela regressa à sua terra natal, Tebas. Amaldiçoados pelo pai, seus irmãos, Polinice e Eteocle, estão quase entrando em guerra.

Sem conseguir apaziguar o conflito, ela tem de assistir a um trágico desfecho: os irmãos acabam por matar um ao outro. Creonte, o novo rei de Tebas, proíbe que Polinice seja enterrado, por considerá-lo um traidor, o que aflige Antígona, que não quer deixar o irmão sem sepultura.

Surge, então, o conhecido dilema de Antígona: A quem ela deverá obedecer? À lei da cidade ou à voz de sua consciência?

Para que leitores de todas as idades possam compreender melhor a tragédia e seu alcance, acompanham a edição um mapa da região em que se passa a história, um glossário com explicações sobre termos do texto e, por fim, um anexo que contextualiza o mito: origem, interpretações de diferentes filósofos e algumas de suas representações em literatura, música, teatro, cinema a artes plásticas.

A capa e as belas ilustrações são dos artistas Kiko Farkas e Thiago Lacaz.

 
Voltar ao topo da página