Home > História > Barcelona-1992


Barcelona-1992

   A grande novidade na Olimpíada de Barcelona, realizada na terra natal do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Juan Antonio Samaranch, foi nos países participantes.

   A edição espanhola não sofreu nenhum boicote. O fim oficial da política de segregação racial do Apartheid permitiu a presença da África do Sul depois de 32 anos. Cuba, Etiópia e Nicarágua também retornaram às disputas.

   Novos países apareceram, se dividiram ou se fundiram com a queda do muro de Berlim e suas consequências para o Leste Europeu. O fim da União Soviética trouxe, por exemplo, Estônia, Letônia e Lituânia competindo sob suas próprias bandeiras. Mas Rússia e outras 11 repúblicas que formavam a antiga União Soviética optaram por não se separar e competiram excepcionalmente como CEI (Comunidade de Estados Independentes).

   As Alemanhas voltaram a competir unidas, pela primeira vez desde Cidade do México-1968. A Tchecoslováquia se separou em República Tcheca e Eslováquia

   A única proibição caiu sobre a Iugoslávia, em plena guerra civil. Já emancipados, Bósnia, Croácia, Eslovênia e Macedônia participaram normalmente. Sérvia e Montenegro ganharam convite e participaram sob bandeira e hino do COI.
   Mesmo em crise política e econômica, a CEI conquistou o maior número de medalhas de ouro, 45, contra 37 dos EUA e 32 da Alemanha.

   Outra grande novidade foi o basquete masculino, com a liberação dos profissionais da NBA. Os norte-americanos formaram o “Dream Team” e não tiveram a menor dificuldade para chegar ao décimo ouro, em 13 Olimpíadas. Os EUA recuperaram a hegemonia do basquete, depois de perderem a medalha no Pan-87, para o Brasil; em Seul-88, para a URSS; Mundial-90, para a Iugoslávia e Pan-91, para Porto Rico.

   Com dois dos maiores ídolos do esporte, Michael Jordan e Magic Johnson, tiveram uma média recorde de 117 pontos por jogo e uma vantagem média de 43,8 pontos por partida. Na final, os EUA venceram a Croácia por 117 a 85. O Brasil, quinto colocado, perdeu na fase classificatória por 127 a 83.(EV)



Destaque
Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.