Publifolha
06/04/2009 - 09h06

Jornalista relata em livro a formação do PT

da Folha Online

A formação do programa do PT (Partido dos Trabalhadores), dos ideais socialistas à versão atual da "Revolução Democrática", é relatada no livro "O PT", mais um volume da série "Folha Explica" da Publifolha. A introdução pode ser lida abaixo.

Divulgação
André Singer assina livro da série "Folha Explica" sobre a formação do PT
André Singer narra a formação do PT em livro da série "Folha Explica"

O livro é assinado por André Singer, jornalista e professor de ciência política da USP (Universidade de São Paulo). Ele foi repórter especial, secretário de Redação da Folha e porta-voz da Presidência da República. Também é autor de "Esquerda e Direita no Eleitorado Brasileiro" (Edusp, 2000).

-Leia resenha "Não se vêem mais novidades como antigamente", de Rachel Meneguello, publicada à época do lançamento do livro

Como o nome indica, a série "Folha Explica" ambiciona explicar os assuntos tratados e fazê-lo em um contexto brasileiro: cada livro oferece ao leitor condições não só para que fique bem informado, mas para que possa refletir sobre o tema, de uma perspectiva atual e consciente das circunstâncias do país.

Para saber quais os livros da coleção "Folha Explica" cujos primeiros capítulos já foram publicados, clique aqui.

*

Confira a introdução do "Folha Explica - O PT":

Ideologias à parte, quem viu garante que foi de arrepiar. São Paulo, domingo, 10 de fevereiro de 1980. O auditório do tradicional e elegante Colégio Sion estava abarrotado. Eram 242 delegados de 18 unidades da Federação e um número indefinido de militantes, de 400 a mil, que, embora não credenciados, acabaram sendo admitidos com direito a voz.1 As fotos mostram gente sentada nos corredores e em pé ao fundo da sala. Quando o secretário da mesa, composta em sua maioria de sindicalistas, chamou o crítico de arte Mário Pedrosa, 79, para assinar o Manifesto de Lançamento do Partido dos Trabalhadores (PT), a sala veio abaixo.

Pedrosa simbolizava o longo e tortuoso percurso que desembocava no encontro do Sion. Membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 20, o jovem intelectual do Rio de Janeiro parte para Moscou, onde deve freqüentar o curso para formação de quadros na Escola Leninista. A caminho da capital soviética, faz uma parada em Berlim, cidade em que adoece e não pode seguir viagem. Na Alemanha, toma contato com as teses da oposição de esquerda na Rússia, liderada por Leon Trotski.2 Com a expulsão de Trotski do Partido Comunista da URSS em outubro de 1927, Pedrosa desiste de ir a Moscou, rompe em 1929 com o PCB e passa a organizar o trotskismo no Brasil.

No dia 7 de outubro de 1934, é ferido por um tiro na batalha campal que opôs a Frente Única Antifascista à Ação Integralista Brasileira na praça da Sé, em São Paulo. Na década de 40, depois de afastar-se de Trotski, Pedrosa adere por um período ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), agremiação que virá a ser extinta pelo golpe militar de 1964. Em 1971, o professor exila-se no Chile e, em 1973, na França. Quando volta ao país, em 1977, passa a acompanhar com interesse os sinais de que no ABCD paulista surge um novo sindicalismo. Publica na Folha de S.Paulo, em agosto de 1978, a 'Carta a um Operário', dirigida a Luiz Inácio da Silva, o Lula, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema (SP). Nela, sugere a formação de um partido dos trabalhadores.3

O velho socialista, que morreria no ano seguinte ao da criação do PT, teve a sorte de viver o suficiente para participar, na qualidade de homenageado, da realização do antigo sonho: ver surgir, no Brasil, um amplo partido de esquerda dirigido por operários. Além dele, outras cinco personalidades simbólicas foram convidadas a figurar como os primeiros signatários do manifesto que lançava o partido naquela manhã de verão. Assinaram o livro de fundação, depois extraviado, Manoel da Conceição, líder das Ligas Camponesas que levantaram o Nordeste antes de 1964; o historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-82), autor do clássico Raízes do Brasil; a atriz Lélia Abramo, militante desde os anos 30 e presidente do Sindicato dos Artistas de São Paulo; o professor Moacir Gadotti, em nome do educador pernambucano Paulo Freire (1921-97), criador do método de alfabetização que leva o seu nome; e o oficial da reserva Apolônio de Carvalho, herói da Guerra Civil Espanhola e da Resistência Francesa.

A idéia acalentada por Pedrosa, dirigida por Lula e endossada pelos nomes acima deu certo. Com altos e baixos, a legenda fundada naquele domingo converteu-se em uma das principais peças do sistema partidário brasileiro. Pela primeira vez --à exceção do curto período entre 1945 e 1947 em que o PCB foi legal--, a esquerda participa de modo competitivo da "grande política" no Brasil.

Tendo meio milhão de filiados e estando organizado em 4.098 municípios, o PT passou a governar, em 2001, três estados e 187 cidades, entre elas seis das mais importantes capitais brasileiras. É, desde 1998, um dos cinco maiores partidos dos 23 que têm representação no Congresso Nacional e controla cerca de 10% da Casa. Lula ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de 1989, 1994 e 1998. Na última, obteve 21,5 milhões de votos (32% dos válidos).

É impossível compreender o Brasil do século 21 sem entender o PT. Não só porque ele detém uma fatia dos postos de controle político, mas também porque influencia o comportamento dos demais atores. À medida que se mostrou competitivo na arena eleitoral, o partido passou a ser um divisor de águas. Petismo e antipetismo catalisam segmentos crescentes do eleitorado. A surpreendente performance de Lula na eleição de 1989, quando quase chegou à Presidência da República, levou a que partidos de centro e de direita se unissem em um inesperado bloco para evitar a vitória do PT em 1994 e 1998. Esse bloco, formado em parte para opor-se ao PT, é que detém o Poder Executivo federal e a maioria no Congresso.

Mesmo quando distante dos cargos de decisão política, sobretudo na primeira metade dos anos 80, a trajetória do partido influenciou o rumo da sociedade. O PT esteve ligado às grandes greves daquela década, à organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 1983, e ao nascimento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), em 1984.

Este volume procura, de maneira breve, 'explicar' o PT. No capítulo 1, conta quem formou e por que se formou o partido. Em seguida, tenta esclarecer, no capítulo 2, qual é a ideologia e o programa que o norteiam. No capítulo 3, relata como ele chegou, devagar, a constituir a base eleitoral que tem. José Dirceu de Oliveira, presidente do partido entre 1995 e 2001, declarou certa vez que 'o PT foi criado com vocação de ser governo'.4 O capítulo 4 relata, em linhas gerais, o que o partido tem feito uma vez no poder.

Para o marxista italiano Antonio Gramsci (1891-1937), 'escrever a história de um partido é escrever, de um ponto de vista monográfico, a história geral de um país'. Nos estreitos limites destas poucas páginas, é o que se quer fazer aqui.

1 Ver Perseu Abramo, Um Trabalhador da Notícia, São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1997, p. 183-5; e Zilah Wendel Abramo, 10 de Fevereiro de 1980 - Significado da Data, em: www.fpabramo.org.br. Ver, também, Leôncio Martins Rodrigues, Partidos e Sindicatos. São Paulo: Ática, 1990.

2 Leon Trotski (1879-1940) foi um dos condutores da Revolução Russa de 1917. Depois de ter sido exilado por Stalin, formou em 1938 a Quarta Internacional.

3 Passagens da vida de Mário Pedrosa foram lembradas por Fúlvio Abramo em entrevista ao jornalista Eugênio Bucci. Em: Ricardo de Azevedo e Flamarion Maués (orgs.), Rememória, Entrevistas Sobre o Brasil do Século XX. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1997. Ver, também, José Castilho Marques Neto, Solidão Revolucionária - Mário Pedrosa e as Origens do Trotsquismo no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

4 Folha de S.Paulo, 10/8/1997, p. 1-12.

"Folha Explica - O PT"
Autor: André Singer
Editora: Publifolha
Páginas: 104
Quanto: R$ 18,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]