Publifolha
19/05/2008 - 09h07

Veja roteiros para conhecer a romântica Paris ao lado do seu amor

da Folha Online

A Torre Eifel, o rio Sena, jantares à luz de velas...não é à toa que Paris é a cidade do amor. Com um charme especial e uma grande vocação para o romance, a "cidade luz" costuma atrair vários turistas que buscam um lugar para passar a lua-de-mel ou apenas para passear ao lado do grand amour.

Reprodução
Guia orienta turista e traz informações essenciais de Paris
Guia orienta turista e traz informações essenciais de Paris

De beijos de gesso a um muro dos apaixonados, o guia "Key Guides - Guia Paris", da Publifolha, traz um roteiro para quem quer conhecer a cidade ao lado de uma pessoa especial.

Leia abaixo trecho retirado do livro, com os lugares mais românticos de Paris.

*

ROMANCE EM PARIS

Graças às canções de amor ou aos filmes-clichê, não importa, Paris é a cidade do romance. Celebrar a paixão em uma cidade que mistura intimidade e anonimato empresta um certo frisson a qualquer encontro. A cidade conta com abundantes locais românticos, como a Pont des Arts, passarela que cruza o Sena (um bom ponto para observar o pôr-do-sol), e o Parc dês Buttes-Chaumont, o templo do amor situado no alto de um morro. Essa atmosfera é acentuada pela grande quantidade de restaurantes projetados para que os enamorados sussurrem palavras de amor à luz de velas. Uma tradição literária iluminada por amantes trágicos e grandes paixões também contribui para alimentar os relacionamentos atuais. Em Paris, no entanto, o romance não fica restrito apenas aos jantares à luz de vela ou ao pôr-do-sol nas pontes: pouca coisa se equipara a tomar uma sopa de cebola no bistrô Les Halles depois de uma noite na cidade e então caminhar para casa de mãos dadas pelo mercado de flores.

Je t'aime

Nos anos 1900, Frédéric Baron, um romântico incurável, pedia aos turistas de Montmartre para escrever "Eu te amo" em sua língua natal. Ele juntou mais de mil billets-doux (cartas de amor), que foram transcritas pela calígrafa Claire Kito e transformadas em um mural de azulejos e corações partidos pelo artista Daniel Boulogne. Esse muro, Lê Mur des Je t'Aime, fica no jardim Jean Rictus, na place dês Abbesses. Ali jovens enamorados selam seus romances de férias e compartilham os mais íntimos pensamentos em línguas como esperanto, basco e navajo. O jardim é cultuado por namorados e galanteadores incorrigíveis, e o muro tem até um website (www.lesjetaime.com), onde os apaixonados podem aperfeiçoar a pronúncia para derreter corações ao vivo.

Lábios de mel

O escultor Auguste Rodin imortalizou o beijo em uma escultura que está exposta no Musée Rodin, na rue de Varenne, antiga residência do artista. Mas os turistas que desejam preservar os lábios amados devem visitar um museu muito mais popular. Alguns metros depois do Centre Georges Pompidou fica a pequena passagem Molière. Ali a artista Brigitte Massouiter vai fazer um molde da boca do seu amado e você levará para casa uma lembrança de gesso ou bronze de sua paixão parisiense. Brigitte ganhou fama moldando mãos e pés de bebês como presente do Dia das Mães, mas seu ateliê se tornou um ímã de românticos desejosos de celebrar grands amours com beijos estáticos. O ateliê fica aberto nas tardes de sexta e sábado.

"Key Guide - Guia Paris"
Autor: AA Publishing
Editora: Publifolha
Páginas: 352
Quanto: R$ 58
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]