Treinamento Folha   Folha Online
   
Reportagens sobre o treinamento publicadas em outros veículos
22/10/2004

Cursos de treinamento em jornalismo

MARIA CECÍLIA BARCELOS

Ao debate sobre a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista, segue-se a discussão sobre os cursos de treinamento na área.

Ao falarmos desse tipo de curso, estamos nos referindo aos três maiores e mais conhecidos: o "Programa de Treinamento em Jornalismo Diário", da Folha de S. Paulo é o único a aceitar pessoas que não sejam da área de jornalismo; o "Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado", do Grupo Estado; e o "Curso Abril de Jornalismo", da Editora Abril.

São cursos que oferecem uma transição entre a faculdade e o ingresso do profissional na área jornalística _um aprimoramento que dura cerca de três meses (salvo o da Abril, com duração de quatro semanas) e permite que se conheça um pouco mais sobre o funcionamento de uma redação e do dia-a-dia dos jornalistas.

Entre as críticas que se fazem aos cursos de treinamento, está a de que seriam pretensamente substitutos da faculdade. Quanto a isso, cabe o seguinte argumento: para que um candidato consiga participar de algum desses cursos, é exigido que esteja cursando ou já tenha cursado alguma faculdade.

Ao que se refere especificamente à faculdade de comunicação, a editora de Treinamento da Folha de S. Paulo, Ana Estela de Sousa Pinto, afirma que "o programa da Folha procura pegar pessoas com formação cultural ou técnica sólida, sem distinção entre jornalistas e não-jornalistas". Ana Estela diz que o programa tem objetivos técnicos, para facilitar a adaptação do jornalista à linguagem do jornal. "Não é o treinamento que vai dar a formação cultural", afirma.

Liege Albuquerque, que fez o treinamento do Estado de S. Paulo e hoje trabalha na Folha, afirma que o curso foi muito importante. "Como estudei em Manaus e não tinha experiência em uma redação de um grande jornal, foi essencial para ter vivência com o grau de exigência, que é maior, nessas redações. Além disso, o treinamento me fez ter certeza que eu deveria buscar mais especialização para ser uma profissional mais bem preparada, estudando mais."

Mídia em Foco - Revista eletrônica de Comunicação
www.unb.br/fac/campus/revistamidia/resto/cursos1.html
BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).