24/06/2005
História da Escola Pública no Mundo
SEC XVI
- Influências dos ideais humanistas do Renascimento
- Reforma Religiosa - Martinho Lutero prega a educação para todos poderem ter acesso ao conteúdo da Bíblia
- 1524 Lutero escreve e distribui a "Carta aos regedores de todas as cidades alemãs para que estabeleçam e mantenham escolas cristãs"
SEC XVII
- Evolução das idéias pedagógicas
- 1619 - 1° Estatuto Escolar - Ducado de Weimar
- 1642 - Criada a 1ª regulamentação do ensino público, no Ducado de Gota (Alemanha)
- 1642 - 1ª Lei escolar norte - americana
SEC XVIII
- Séc das Luzes
- 1717 - Frederico Guilherme I fala pela 1ª vez do princípio da obrigatoriedade
- 1763 - La Chatolais publica "Ensaio da Educação Nacional", onde fala sobre a laicidade da escola, e do objetivo de formar cidadão úteis.
- 1789 - Revolução Francesa - Igualdade, Liberdade, Fraternidade
- Declaração Universal dos Direitos do Homem - Educação do Cidadão para si mesmo e para a pátria. A educação passa a ser vista como um direito
- Abril de 1792 - Condorcet apresenta à assembléia da França pós - revolução seu "Relatório e projeto de decreto". Alguns pontos principais:
* Universalização do ensino
* Ensino gratuito em todos os graus
* Escola laica
* Conteúdo independente de forças políticas e poder estatal
SEC XIX
- Revolução industrial
- Século onde se estabelece os grandes sistemas nacionais de educação nos países europeus e americanos.
- 1833 Lei de Guizot - base da organização escolar francesa
- 1850 - Estabelecida a escola pública primária nos EUA
- 1860 - Implantação dos "Jardins de Infância" na Alemanha
- 1870 - Lei proposta pelo ministro Forster (Inglaterra) - Base da educação primária inglesa. Respeita e subvenciona as escolas particulares existentes e cria públicas onde não houver.
- 28 de março de 1882 - lei escolar de Jules Ferry (França) estabelece de fato a obrigatoriedade escolar e a laicidade no ensino público primário.
SEC XX
- 1948 - A Assembléia Geral das Nações Unidas publica a "Declaração Universal dos Direitos Humanos". Diz o artigo 26:
- Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico - profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
- A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.
- Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
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