Treinamento Folha   Folha Online
   
Novo em Folha 40ª turma
14/02/2006

Em SP, 5 cidades desviam da violência

Conheça o cotidiano de municípios campeões de segurança dentre cidades do mesmo porte no Estado

LUCAS NEVES E THARSILA PRATES
DA EQUIPE DE TREINAMENTO

André Porto/Folha Imagem
Lenilcia Maia, 19, passeia com seu filho Weslei, de dois anos, em praça no centro de Biritiba-Mirim, à noite
Lenilcia Maia, 19, passeia com seu filho Weslei, de dois anos, em praça no centro de Biritiba-Mirim, à noite
Cercada por municípios da Grande São Paulo onde se registram altas taxas de criminalidade, Biritiba-Mirim é a cidade com menor coeficiente de roubos dentre as consideradas principais no Estado pela Secretaria da Segurança, no período de janeiro a setembro deste ano.

Já Botucatu, com população semelhante à de Guarulhos --cerca de 120 mil habitantes--, conseguiu reduzir em 80% os homicídios e obteve a maior queda no coeficiente de homicídios dentre as cidades do mesmo porte. Os assassinatos em Guarulhos só caíram 13%.

Andradina, Fernandópolis e Mirassol ignoraram a proximidade do Pontal do Paranapanema (região de conflitos fundiários) e cravaram índice zero de roubos de veículos (as duas primeiras) e homicídios (a terceira).

A reportagem da Folha visitou esses municípios que se destacam pelos índices de segurança e registra aqui seu cotidiano. São locais em que os moradores deixam os vidros dos carros abertos e até a chave no contato, como faz o técnico em balanças Carlos Roberto Rosa, de Andradina. "Não tem perigo", garante, embora a "displicência" lhe renda puxões de orelha da mulher. "Ela me chama de relaxado."

Em Mirassol, as atenções estão voltadas para a política (o prefeito foi deposto após seis meses de mandato) e para o Centro de Treinamento Bolão, um celeiro que já revelou talentos como Marcelo Mattos (Corinthians) e Geílson (Santos).

Já em Fernandópolis, o prefeito, Rui Okuma, disse que um dos maiores desafios é diminuir o êxodo de recém-formados rumo a grandes centros urbanos. Os adolescentes também são o foco de uma operação conjunta do Conselho da Infância e da Juventude e das polícias Militar e Civil. Rotineiramente, menores que estão ingerindo alcoól desacompanhados de adultos, após as 23h, são abordados e encaminhados ao Conselho Tutelar.

Biritiba-Mirim também permite ao agricultor Shizumi Hamasaki esperar pela mulher dentro do carro, de porta aberta. Além de seguro, o município atende às demandas gastronômicas dele. "Encontro até comida japonesa."

Segundo o coronel José Vicente da Silva Filho, especialista em segurança, o fato de, em cidades pequenas, todo mundo se conhecer cria um senso de comunidade mais sólido, que faz com que cada morador controle mais os outros, o que repercute na segurança.
BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).