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Novo em Folha 41ª turma
21/06/2006

Seriados criam fascínio por cenas de crime

DA EQUIPE DE TREINAMENTO

A cada semana, uma média de 25 milhões de norte-americanos se sentam em frente à TV para assistir ao seriado sobre perícia criminal "CSI" (investigação de cenas de crime, na sigla em inglês), dados fornecidos pela Rede CBS.

Em 2006, a série foi campeã de audiência pela quarta temporada consecutiva nos EUA, e no Brasil obteve a segunda maior audiência do canal de TV a cabo Sony.

Popular entre os peritos brasileiros, "CSI" tem o ambiente de trabalho perfeito: crimes são resolvidos por profissionais bonitos e inteligentes, com a ajuda de instrumentos da mais alta tecnologia.

Para o professor de estudos americanos da Universidade da Califórnia Mark Seltzer, o fenômeno de audiência da série é responsável pela criação do que ele chama de "efeito CSI" _em que o mundo é visto como a cena de um crime. "Esquecemos os fatores sociais e morais da violência e simplesmente ficamos fascinados com a tecnologia, como se ela resolvesse tudo", afirma.

O professor, que esteve no Rio em maio para falar sobre o "efeito CSI", na Casa de Rui Barbosa, acredita que o sucesso do programa se deve não só à fascinação pela violência mas também à idealização da perícia.
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