Treinamento Folha   Folha Online
   
Novo em Folha 41ª turma
21/06/2006

Alunos driblam "cotas de SC" em vestibulares

DA EQUIPE DE TREINAMENTO

Na última prova da UFSC, 11 das 83 questões (13%) envolviam história, geografia e literatura de Santa Catarina.

Outra peculiaridade é que a prova é de somatórias: as questões têm de 4 a 7 itens (numerados como 01, 02, 04...), e a resposta é a soma dos que estão certos. Isso confunde os alunos acostumados ao sistema de múltipla escolha, ainda mais porque é possível ganhar pontuação parcial pelas respostas.

Mesmo assim, os vestibulandos paulistas são mais eficientes: 16% dos inscritos de São Paulo passaram em 2006. O mesmo índice, entre catarinenses e gaúchos, é de 12%; entre paranaenses, 8%.

Ajuda a explicar esse desempenho o fato de que os vestibulares de São Paulo, mais concorridos, pedem mais preparo ou, pelo menos, uma maior carga horária nos cursinhos.

Em reação à parte catarinense da prova, existem resumos e a iniciativa de alunos paulistas de fazer cursinho já em Florianópolis _onde há aulas sobre escritores catarinenses e um mês de história e geografia do Estado.

Procurada pela Folha, a comissão que organiza o vestibular da UFSC não foi encontrada para comentar a prova. Já os organizadores do vestibular da Udesc _que tem um tópico catarinense com 10 perguntas entre as 120 da parte objetiva_ alegam que a medida não visa filtrar alunos, mas enaltecer o conhecimento sobre Santa Catarina. (TM)
BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).