Turismo

Caruaru

Fotos Carlos Ferreira e Fernando Moraes/Folha Imagem
Bonecos de barro e o artesão Severino Vitalino, filho do Mestre Vitalino

CARLOS FERREIRA*
da Folha Online

Encravada no agreste pernambucano, Caruaru é considerada a capital do forró, mas também pode ser lembrada por ser um grande pólo comercial e considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como o maior “Centro de Artes Figurativas das Américas”.

A cidade, que fica a 130 km de Recife, tem a origem de seu nome incerta. Uma das explicações é que o nome Caruaru deriva do dialeto dos índios cariris, que habitavam a região na época da chegada do homem branco, no século 16. “Caru” significa alimento, coisa boa, e “aru aru”, uma repetição que significa abundância. A palavra Caruaru, então, poderia ser traduzida como terra da fartura.

Ligada ao comércio desde sua formação, Caruaru procura expandir sua vocação para o turismo. O principal evento é a festa de São João, que deixa o caruaruense orgulhoso em dizer que sua cidade é a capital do forró e que faz o melhor e maior São João do mundo.

De fato a festa é grandiosa. Durante os 30 dias do mês de junho, Caruaru recebe cerca de 1,5 milhão de pessoas para a festa popular. O principal arraial, a Vila do Forró, tem um pátio de 41 mil metros quadrados com capacidade para até 80 mil pessoas. Bandas de pífanos, bacamarteiros, sanfoneiros, drilhas e bonecos de barro espalham-se pela cidade.

A cada ano Caruaru promete trazer as maiores atrações, como a maior fogueira, o maior cuscuz, a maior pamonha, o maior pé-de-moleque e o maior arroz doce do mundo. É claro que não podemos deixar de falar que a cidade rivaliza com Campina Grande (PB) o status de produzir o maior São João do mundo, mas essa é uma competição saudável, onde quem sai ganhando é o turista, que pode prestigiar sempre uma festa melhor do que a outra.

Para que os visitantes possam apreciar a cidade não só na época das festas juninas, Caruaru também está voltando suas atenções para o Carnaval, Semana Santa e Natal, além de investir no esporte, levando disputas automobilísticas ao autódromo Ayrton Senna.

*O repórter Carlos Ferreira viajou a convite da BRA/ROTATUR, com apoio da Prefeitura Municipal de Caruaru.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR CARUARU (PE)

Consulte também:

  • Feiras de Caruaru
  • Artesanato
  • Atrações turísticas
  • Onde comer
  • Onde ficar
  • Dicas

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca