Turismo

Chapada dos Guimarães - Atrações turísticas

da Folha Online

Cidade de Pedra
Cânion formado por imensas paredes de arenito vermelhas, de 350m de altura. No topo, as formações rochosas lembram ruínas de uma cidade, onde planam araras-vermelhas; lá embaixo, a vegetação desenha na planície o mapa do Brasil.

Cachoeira Véu da Noiva
A maior cachoeira do parque desaba do alto de paredões de arenito com 86m de altura. Nos mirantes na beira do cânion, visões mágicas de vários ângulos. Curta o espetáculo em segurança, deitado na beira do precipício.

Caminho das Pedras
Curiosas formações de arenito se equilibram no ar formando figuras ao longo de 5 km da estrada de terra. Na pedra do Jacaré, procure pequenos fósseis de conchas incrustados no chão. Nada de levar um de lembrança; deixe tudo como está há milhões de anos. Mais à frente, o Altar de Pedra, com a Mesa de Sacrifícios e o Totem. Repare no movimento desenhado pelas ondas nas rochas, preciosos registros da natureza que provam que o mar virou cerrado. Veja ainda a Pedra Furada, o Cogumelo e o Chapéu de Sol.

Morro de São Gerônimo
Ponto mais alto da chapada, este enorme platô de bordas arredondadas e 1.020m de altitude é o centro das histórias de discos voadores que se ouvem por aqui. Serve de Ovniporto, garantem os crédulos. A trilha que leva até o alto está desmoronando e as escaladas são desaconselhadas pelo Ibama.

Casa de Pedra
Pequena caverna de arenito cavada pelas águas do córrego que passa por baixo. Vândalos deixaram pichações na pedra.

Cachoeira das Andorinhas
Descendo uma pirambeira forrada de cacos de ardósia chega-se à queda de 15m e a um delicioso lago para banhos e uma prainha. Dizem que um jovem costumava meditar com um cristal na cachoeira buscando a passagem para o centro da Terra. Se encontrou ninguém sabe. Mas ele. Mais adiante, uma trilha de 400 m. leva à cachoeira da Prainha, com areia branca e pedra para sentar e tomar uma relaxante ducha.

Cachoeiras do Degrau e do Pulo
Subindo o rio pela ladeira dos cristais, a partir da cachoeira da Prainha, por entre plantinhas carnívoras, chega-se a estas gostosas quedas.


Consulte também:

  • Chapada dos Guimarães
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca