Turismo

Chapada dos Guimarães (MT)

Fotomontagem/Folha Online
Imagens da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso


da Folha Online

A natureza dá um show de transformismo na Chapada dos Guimarães. No princípio, há 500 milhões de anos, uma camada de gelo cobria tudo. Depois, veio o mar, o deserto, depois tudo virou pasto de dinossauros.

Mais recentemente, há uns 15 milhões de anos, a planície pantaneira foi para o brejo e surgiu a chapada, equilibrando-se nas bordas dos despenhadeiros. Agora imensas montanhas de arenito parecem tocar o céu, tingindo as nuvens de tons de salmão, vermelho, ocre e verde.

E o cerrado forra o antigo fundo do mar, desvendando fósseis de conchas e os choques que as ondas cravaram nas pedras. Fala-se em forças da natureza, dos deuses e do além. Ervas medicinais brotam no chão árido e diamantes surgem da terra.

Carros desengatados sobem a serra desafiando a gravidade, as leis da física, num susto. Esotéricos dizem que as forças magnéticas tudo podem. Incrédulos atribuem "o fenômeno" à ilusão de ótica.

Na chapada -parque nacional desde 1989- chegam sempre em primeira mão as notícias de ovnis e de energias portentosas. É o misticismo tomando conta de tudo, trazendo um clima de nova era ao cerrado, que já foi geleira, mar, deserto, vale dos dinossauros e, agora, é zen.

Serviço
Onde fica - Chapada dos Guimarães está distante 67 km de Cuiabá
Como chegar - MT-251
Atrações - cachoeiras, paredões, formações de arenito, turismo esotérico

Consulte também:
  • Atrações




  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca