10/04/2005
Barbara Abramo especial para Urania


Tendencias do Conclave para escolha do novo Papa

Conforme matéria publicada hoje, a hora marcada para inicio do Conclave que é a reunião de cardeais para escolha de novo Papa, ela ocorrerá em 18/4/05 a partir das 16h30 na cidade do Vaticano.

O mapa apresenta Ascendente em Virgem e Meio-Ceu em Gemeos, acentuando a importancia da troca, do dialogo, da analise, da maleabilidade nesse encontro decisivo para a Igreja catolica.

Vemos porem Mercurio, regente dos signos, em Aries, posicionado na casa 7. Essa é a casa astrologica que comanda relacionamentos, parcerias e rivalidades abertas, denotando o acento importante das associações e dos vínculos que serão compostos no encontro.

O aspecto de nota é a oposição entre Marte e Lua configurando um clima de beligerancia entre os poderes ocultos (a Lua mergulhando nos bastidores da casa 12) e os representantes da categorias burocratica e gerencial do Vaticano, estes ultimos mais expeditos, mentais, articulados intelectualmente. È a oposição entre a opção por lideranças fortes e a ação que se mistura com os problemas da comunidade. Clique aqui para ver o mapa.

A Lua em Leão marca um clima emocional de calor, entusiasmo e solidez e ela forma um aspecto a Sol em Aries e a Plutao em sagitario. Os signos de elemento fogo têm relação com a intuição, a espiritualidade, e esse elemento estará importante, pois com ele vem a necessidade de regeneração e de encontrar novos conteúdos. Também por isso podemos considerar que haverá muita urgencia em encontrar alguem que tenha as qualidades apontadas no mapa do conclave: racionalidade e flexibilidades de Virgem e Gemeos, poder administrador e entusiasmo da Lua em Leão, que saiba entender as necessidades de mudança (Lua em trigono a Plutão) e que aponte com vontade, clareza e energia um caminho de liderança nova, que seja pioneiro em algum campo (Sol em Aries).

Não se deve também desdenhar a importancia do triangulo de fogo na apreciação das dificuldades atuais. Conteudos novos e poder economico representam neste mapa igualmente bastante importancia - Jupiter entrando na casa 2 dos recursos e Plutao em aspecto a Marte acentuam a escolha de alguem que não vise mexer demais nas ordem economicas e politicas do Vaticano atual.

No mapa, uma figura geometrica emerge com clareza: um retangulo, assim chamado "mistico" pelos estudiosos da astrologia ligada a gestalt. O retangulo mistiuco fala de profundas dificuldades de manifestar e controlar conteudos contraditorios, mas de uma vontade de ir as raizes, de ir até o fundo e de emergir, numa solução equilibrada, que harmonize a tensão. Não que ela termine, mas que todos os campos em tensão permanecam amarrados por acordos, pactos bastante realistas.

Pode ser este o destino desse Conclave!

A casa 4 do mapa representa o final de tudo, como a coisa termina. A presença de Plutao ali dentro fala de segredos e acordos que permanecerão na surdina e bem longe dos olhos e ouvidos dos crentes. E que, mesmo assim, um espirito de abertura e de disseminação de novas fronteiras há de sair deste encontro.

Em termos de tempo, ao que tudo indica o encontro será breve, e o perfil do novo papa poderá ser de alguem que se veja como um 'guerreiro", um "cruzado" - Mercúrio em Aries, signo dos guerreiros.

A figura deverá ser de impacto, terá calor, será um lider de pessoas e de entidades, e terá apoio dos grupos de poder economico que sustentam o Vaticano. È possivel que este proximo Papa seja de um periodo não muito longo, com um papado que não exceda 8 a 9 anos.

A figura que irá ser escolhida atende os dois lados opostos e polarizados no conclave, devido ao sextil que Plutao forma, ou seja, devido a questões de importancia suprema e que não nos é dado saber por enquanto, provavelmente politicas e economicas.

Apesar dessas interpretações, é sempre bom lembrar que acima da astrologia estão os reinos angelicais. E que num conclave, quem decide são instancias mais altas. Nesse sentido, devemos aceitar o misterio da fé e da vida...