Urânia

Quem é Urânia?

Urânia é uma das nove musas que acompanhavam o deus grego Apolo. Musa da Astronomia, Urânia era a entidade a que os astrônomos/astrólogos pediam inspiração. Cada musa tinha certos atributos e os de Urânia eram o globo celeste e o compasso. Urânia teve um filho, o músico Lino, inventor da melodia e do ritmo.

Zeus, o mais poderoso dos deuses do Olimpo, criou as musas para que cantassem e louvassem a vitória sobre os Titãs. Zeus então dormiu com Mnemósina (Memória) durante nove noites e, após o devido tempo, nasceram as nove musas. As musas eram uma espécie de animadoras culturais das festas dos deuses no Olimpo, mas viviam no Monte Hélicon, um local repleto de flores e perfumes. Também passavam temporadas no Monte Parnaso, já que faziam parte do cortejo do deus Apolo, que entre suas funções protegia a música.

Eram nove as musas: Clío (História), Euterpe (poesia lírica), Tália (comédia), Melpômene (tragédia), Terpsícore (música e dança), Érato (poesia amorosa), Polímnia (poesia sagrada), Urânia (astronomia) e Calíope (poesia épica). De forma geral, presidem todas as formas do pensamento, tais como a história, a matemática, a persuasão, a matemática, a eloqüência, a astronomia.

Uranoscopia era um dos termos empregados para designar astrologia.
Em 1854, foi descoberto um asteróide pequeno (94km) que recebeu este nome em homenagem àquela musa grega. Urânia descreve sua órbita ao redor do Sol em três anos e quatro meses. Alguns astrólogos atribuem a Urânia o princípio de abertura intelectual, ou de conhecimento inspirado. John Addey via Urânia como um asteróide estreitamente relacionado com a astrologia, por tê-lo encontrado em posição proeminente em temas astrais de astrólogos. J Lee-Lehmann associa Urânia à capacidade de compreensão de muitos dados e a habilidade de traduzi-los de forma inteligível - que é fundamental na astrologia.

Urânia, o asteróide, está transitando 9o Touro em setembro de 2000.


Para saber mais
Dobbins, Z.- Expanding Astrology´s Universe - San Diego, Astro
Computing Services, 1983
Lehman, J Lee - The Ultimate Asteroid Book - W Chester, Whitford
Press, 1988
Kerényi, Karl - Os deuses gregos - São Paulo, Ed Cultrix, 1993


Confira também outros asteróides clicando aqui.