São Paulo, sábado, 3 de janeiro de 2004

Como é o exame classificatório

Pré-seleção
A equipe do Bolshoi visitas escolas estaduais e municipais e mostra vídeos que explicam o que é o balé. Os interessados falam com seus e com o professor de educação física, que faz uma pré-seleção desses alunos. Antes de fazer o exame médico, os alunos participam de brincadeiras.

PRIMEIRA FASE
Médica e fisioterápica
No exame médico, os pediatras fazem um exame tradicional nas crianças em que são analisados pele, olhos, nariz, boca, abdômen, batimentos cardíacos, tórax, enfim, um exame completo para detectar doenças ou deformidades graves no corpo.
Nessa fase também são analisados a postura dos alunos, possíveis anormalidades na coluna e nos ossos do corpo. As crianças são pesadas e medidas.

Avaliação específica
Nessa etapa, os alunos são observados por professores brasileiros e russos, ortopedistas e fisioterapeutas (médicos que tratam do esqueleto e fazem tratamentos com exercícios específicos). É nesse momento que são analisados elasticidade, alongamento, nível de rotação dos quadris, articulações de pés e mãos.
SEGUNDA FASE
Teste artístico
A capacidade de a criança brincar com a música, se movimentar, interpretar sentimentos e sensações são analisadas nessa fase, em que os alunos são avaliados por bailarinos profissionais.

COMO PARTICIPAR EM 2004
As inscrições são abertas em julho e se estendem por um prazo de dois meses. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no site da escola (www.escolabolshoi.com.br) e enviar para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (av. José Vieira, 315, Joinville, Santa Catarina, CEP 89204-110, tel.0/xx/11/422-4070, ramal 205). O valor da taxa de inscrição ainda não foi definido. Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail escolabolshoi@escolabolshoi.com.br ou por telefone.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.