UOL
São Paulo, sábado, 3 de julho de 2004

Robinson Crusoe viveu no Brasil

"Robinson Crusoe" é a história de um marinheiro inglês do século 17. O navio em que ele viaja afunda, no Caribe. Robinson é o único que se salva. Ele vai parar numa ilha deserta, onde vive 28 anos, dois meses e 19 dias.
Lá, ele constrói uma casa numa caverna, domestica um papagaio e escreve um diário. Muito tempo depois, vê um prisioneiro indígena sendo levado para a ilha por dois canibais. Robinson mata os canibais e fica amigo do prisioneiro, a quem dá o nome de Sexta-Feira.
Em geral, as adaptações do livro deixam de dizer o que o marinheiro fazia antes de ir para a ilha. Robinson tinha viajado para a África, onde foi capturado por piratas e por dois anos virou escravo. Após fugir, veio para o Brasil e se tornou fazendeiro. Naquela época, o país era colônia de Portugal.
O livro foi escrito por Daniel Defoe, em 1719, e se tornou sucesso mundial. A editora Iluminuras lançou uma tradução caprichada, de Celso M. Paciornik. R$ 35,00.
Quem tiver dificuldade de ler a obra inteira pode tentar a adaptação de Fernando Nuno, da ed. DCL, que preserva a riqueza do original (R$ 24,00).(MP)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.