Crianças
São Paulo, sábado, 4 de agosto de 2001

VOLTA ÀS AULAS

Ir de charrete é mais gostoso do que de trator
Reprodução
Renan,11, Aimê, 7, Laís, 7, e Henrique, 11, fazem farra dentro do carro no caminho para a escola, em São Paulo


KATIA CALSAVARA
ENVIADA ESPECIAL A TIETÊ

Como você vai à escola? De ônibus, carro, charrete, trator, canoa, a pé? Confira as histórias de algumas crianças, que contam como é o caminho que fazem até a escola.
Flávia Florentina de Paula, 8, acorda às cinco e meia da manhã e enfrenta uma viagem de 15 quilômetros, que faz metade a pé e a outra metade na charrete ou no trator do pai.
Flávia mora no sítio Sabaúna, na cidade de Tietê, a 159 quilômetros de São Paulo.
Quando o trator está quebrado, ela segue na charrete puxada pela égua Paloma."Eu prefiro ir de charrete, é mais gostoso", conta Flávia, que quase não falta às aulas, só falta em dias de chuva.
O pai de Flávia a leva até o ponto de ônibus. De lá, o trajeto demora, em média, 20 minutos. "Fazemos um pouco de bagunça, sim", confessa Flávia, envergonhada.
No ônibus escolar, a gritaria é constante, e o coro foi geral quando a Folhinha perguntou se era melhor ir de ônibus do que ir a pé. "Ôôô... se é melhor!", disseram juntas as crianças. Não há bancos para acomodar a todos, mas as crianças acham divertido. "A gente corre para pegar o banco, mas, se não der, beleza, a farra é a mesma", diz Carlos Correia Bon, 10.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Crianças
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.