UOL
São Paulo, sábado, 6 de novembro de 2004

LIVRO

Um menino busca respostas para ser uma pessoa melhor

Perguntas difíceis

DA REPORTAGEM LOCAL

Qual é o momento certo para fazer as coisas? Quem é mais importante? Qual é a coisa certa a ser feita? Essas perguntas foram formuladas há cem anos, num conto do escritor russo Leon Tolstói (1828-1910), "Três Perguntas". O conto falava de um rei que queria ter as respostas para essas questões. Ele se disfarça de plebeu e vai até um velho eremita para tentar solucionar essas dúvidas.
Uma versão para crianças foi criada pelo escritor Jon J. Muth e está sendo lançada agora: "As Três Perguntas" (ed. Martins Fontes, R$ 34). Essa adaptação traz, no lugar do rei, um menino, Nikolai. Em vez do velho eremita, uma velha tartaruga, Leo.
O nome da tartaruga é uma homenagem ao autor russo do conto. Outros personagens da história de Muth também fazem homenagens -Gógol, o macaco, e Púchkin, o cachorro, têm o mesmo nome de dois outros grandes escritores da Rússia do século 19.
O macaco, o cachorro e uma garça vão tentar dar respostas às três perguntas propostas por Nikolai, que queria se tornar uma pessoa melhor.
A resposta só vai ser conhecida por Nikolai depois que ele salva uma panda e seu filhotinho. (AM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.