UOL
São Paulo, sábado, 6 de novembro de 2004

TEATRO

Danças são apresentadas por divertidas criaturas

O balé dos bonecos

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA
ESPECIAL PARA A FOLHINHA

Se você gosta de música tocada por um monte de instrumentos juntos (orquestra), experimente assistir ao espetáculo de bonecos "O Quebra-Nozes" no teatro Folha, a partir de hoje, em São Paulo.
A peça nasceu de um balé de Tchaikovsky apresentado pela primeira vez em 1892, na Rússia, sobre um boneco que vira príncipe. O diretor musical, Jamil Maluf, disse que esse artista "é um dos compositores que mais perfeitamente traduziram a emoção das pessoas em música".
A história começa depois que Clara adormece perto da árvore de Natal, abraçada a um boneco quebra-nozes que ela ganhou de presente. A menina sonha que, ao lado do príncipe Quebra-Nozes e de soldadinhos de chumbo, ela luta contra ratos gigantes e os vence pela esperteza. Depois, o príncipe viaja com Clara por reinos maravilhosos, onde encontram a Fada Açucarada e a Rainha do Reino dos Doces.
O sonho é um grande balé, e aí entram os bonecos de Fernando Anhê. "Algumas danças são apresentadas por divertidas criaturas. Um botão e uma rosa que desabrocha no final dançam a Valsa das Flores. A Dança da Fada se faz por toques de magia de sua varinha de condão", explica Anhê, que também dirige o musical.

Mônica Rodrigues da Costa é co-tradutora de "Tonho Choca o Ovo" (Companhia das Letrinhas).

O QUEBRA-NOZES. Onde: teatro Folha (shopping Pátio Higienópolis, av. Higienópolis, 618, tel. 0/xx/ 11/3823-2323). Quando: sáb. e dom., às 17h30. Até 19/12. Quanto: R$ 18 (adultos) e R$ 9 (crianças de até 12 anos).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.