São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2004

Cuidados para praticar esportes de aventura

Quem for praticar esportes de aventura precisa usar todos os equipamentos de segurança (em bom estado), estar acompanhado de guias especializados na atividade e no local (rio ou pedra, por exemplo) e checar a idade indicada para cada nível de dificuldade.
Não esqueça de levar na mochila: repelente, protetor solar, boné, kit de primeiros socorros, água, biscoitos e frutas.

RAFTING
É a descida de rio em botes infláveis. A atividade depende do sincronismo dos tripulantes na hora de conduzir o bote para que ele não seja levado pela correnteza do rio.
É importante ficar atento às instruções do guia, que vai determinar as posições de segurança e as posições a seguir da tripulação. Usar os equipamentos necessários e em bom estado (colete, capacete e sapatos apropriados, entre outros).

CASCADING
É a descida de cachoeira usando equipamentos de alpinismo. É também conhecida como rapel na cachoeira. Durante o cascading, o corpo fica apoiado em uma espécie de cadeirinha, que é presa nas pernas e na cintura.
Essa atividade exige um pouco de coragem e muita atenção às explicações do guia, para que a pessoa se sinta segura e não solte da corda.

TREKKING
Esporte caracterizado pela caminhada por trilhas, que deve ser sempre acompanhada por guias.
O aventureiro precisa de calçados leves e com aderência no solado ou botas para as caminhadas em solo mais pedregoso e íngreme (com maior dificuldade).
Não é permitido mexer na natureza (colher flores e frutos sem permissão, por exemplo). O silêncio é importante para não assustar os animais e para que você possa ouvir cantos das aves e gritos de macacos.

BÓIA-CROSS
É a descida de rio em minibotes infláveis. O esporte consiste em acompanhar o fluxo da água, sem fazer esforço, simplesmente flutuando na água em cima de uma bóia revestida por um tecido resistente. A dificuldade do esporte depende do percurso do rio e das quedas d'água de várias alturas.
É indicado praticar esse esporte em rios que não ofereçam risco, ou seja, que não tenham refluxos ou corredeiras fortes. Saber nadar é uma condição necessária para praticar o bóia-cross.

ARVORISMO
Prática de esporte que consiste em fazer trilhas aéreas, sobre as copas das árvores, com cordas e por meio de escadas e pontes. Algumas estruturas são montadas em copas de árvores, mas outras usam postes de madeira.
A estrutura do arvorismo e o equipamento de segurança precisam estar em condições adequadas para a prática desse esporte. Nunca pratique o arvorismo em dias de chuva e com raios.

RAPEL
Esporte em que os praticantes descem paredões de rocha usando cordas e equipamentos de segurança (como a cadeirinha, um cinto de segurança, e mosquetões). A orientação da descida tem de ser feita por monitores especializados.
É indicado fazer iniciação nesse esporte em academias especializadas, com instrutores credenciados, anteriormente. O treinamento anterior é fundamental.

CANOAGEM
É a descida de rio ou corredeiras. A canoagem pode ser praticada em águas paradas ou em movimento.
Para crianças, é ideal praticar essa atividade, em caiaques e canoas canadenses, em águas calmas. Isso porque, em águas com corredeiras, é preciso conhecer técnicas como a de rolamento (para virar e desvirar a embarcação sem sair dela), e e remadas específicas que requerem muito treinamento.


Fontes: agências de turismo de aventura.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.