São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2004

GIBI

Geraldinho azucrina nos quadrinhos

Criado para a Folhinha nos anos 80, personagem ganha revista em quadrinhos

KATIA CALSAVARA
DA REDAÇÃO

Um menino rebelde, consumidor voraz, da geração televisão. Azucrina a mãe a não poder mais, empilha bolas e bolas de sorvete e sai correndo pela casa. Quase mata a mãe de susto quando entra na sala com seu skate, fica preso na antena do telhado só para fugir do banho, estoura todos os milhos de pipoca de uma só vez.
Esse é o Geraldinho, personagem criado nos anos 80 pelo cartunista Glauco Villas-Boas especialmente para a Folhinha. Desde então, o moleque acumula milhares de fãs, já causou polêmica e até foi homenageado no Zoológico de São Paulo, quando batizaram um filhote de girafa com o nome de Giraldinho.
Para os malandrinhos de plantão, a revista em quadrinhos "Geraldinho" (R$ 3,50, Editoractiva) está nas bancas e traz, além de tiras, brincadeiras e desenhos para colorir.
O personagem foi inspirado no filho de Glauco, Ralni, que hoje tem 18 anos. "Quando ele era pequeno, passei na cozinha e o vi equilibrar uma garrafa de dois litros de refrigerante", diz o pai "Geraldão". Ralni cresceu, mas Geraldinho continua o mesmo.
Glauco começou a desenhar na adolescência e conta que desistiu de fazer faculdade de engenharia quando viu que seus desenhos começaram a fazer sucesso.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.