UOL
São Paulo, sábado, 10 de junho de 2006

Chapeuzinho
O Lobo já foi bem mais malvado. Em versões muito antigas, o Lobo faz sopa com o sangue da vovó. No conto de Charles Perrault, a vovó e a neta vão parar na barriga do Lobo. Já na história dos irmãos Grimm, o caçador tira as duas de dentro da barriga do animal.

Pele de cordeiro
A expressão "vestir a pele de cordeiro" vem de uma fábula de Esopo chamada "Lobo em Pele de Cordeiro". O Lobo, disfarçado de cordeiro (filhote de ovelha), entra no rebanho para comer as ovelhinhas. Mas o pastor acaba levando o bicho para a panela.

Sete cabritinhos
Em "O Lobo e os Sete Cabritinhos", dos Grimm, o vilão ronda a casa de Dona Cabra. Disfarçando a voz rouca e as patas escuras, ele engana e come os cabritinhos. Mas Dona Cabra salva os filhinhos: abre a barriga do Lobo e enche a pança dele de pedras.

Menino-lobo
Dizem que o escritor Rudyard Kipling se baseou em histórias de crianças que se perderam em florestas para criar Mogli, o menino-lobo. Mogli foi criado por lobos na selva, onde viveu com o urso Baloo, a pantera Bagheera e o traiçoeiro tigre Shere Khan.

Rômulo e Remo
Conta uma lenda bastante antiga que uma loba salvou, protegeu e amamentou os gêmeos Rômulo e Remo, abandonados num barquinho no rio Tibre. Eles cresceram e, já adultos, criaram a cidade de Roma, na Itália, em 753 a.C. (antes do nascimento de Cristo).

Lobisomem
Há quem jure que o Lobisomem é aquele que nasce depois de uma série de sete filhas. Vira Lobisomem às terças ou às sextas, sempre à meia-noite. E tem de visitar sete cemitérios. A criatura do folclore adora encruzilhadas, come galinhas e assusta os cães.

Pedro e o Lobo
É um conto musical do compositor Sergei Prokofiev. O menino Pedro, que morava com o avô numa floresta, resolve certa vez capturar um lobo perigoso. Mas ele conta com a ajuda de alguns amigos da mata: um passarinho, um pato e um gato.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.