UOL
São Paulo, sábado, 10 de junho de 2006

LOBO

Ele vive no cerrado, é solitário e sofre com as ameaças humanas

Guará é lobo medroso

DA REPORTAGEM LOCAL

O lobo brasileiro -o guará- não é nada mau, tem medo de chegar perto das pessoas e vive sozinho. Habitante do cerrado, ele é bem diferente dos lobos das florestas européias, que inspiraram contos de fadas como "Chapeuzinho Vermelho". Mas acaba sempre pagando pela fama de perigoso.
"Tem gente que mata lobo porque, primeiro, ele come galinhas, é uma ameaça econômica. Segundo, devido a superstições: tiram até o olho do bicho para espantar má sorte. E, principalmente, porque o lobo tem reputação de malvado. Não é verdade", diz Rogério Cunha de Paula, pesquisador do Ibama que estuda o guará na serra da Canastra (MG). "Ele é tímido."
O guará, o maior canídeo da América do Sul, tem a pelagem alaranjada. Mais parecido com uma raposa, ele esbanja pernas compridas, ideais para procurar alimentação no cerrado.
O bicho está na lista de animais ameaçados de extinção. "Alguns perigos que o guará sofre são perseguição humana, atropelamentos, doenças que adquire de cães e destruição de seu habitat", explica. (GR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.