UOL
São Paulo, sábado, 11 de março de 2006

LIVROS

Dois livros explicam por que há cores de pele diferentes e por que os gêmeos são semelhantes

Iguais e diferentes

ALEXANDRA MORAES
DA REPORTAGEM LOCAL

O que é que faz as pessoas parecerem iguais e o que será que as torna diferentes? São muitas as respostas a perguntas como essas, que estão sendo lançadas em livros: "Por Que Somos de Cores Diferentes?" e "Por Que os Gêmeos São Tão Iguais?" (ed. Girafinha, R$ 23 cada um), ambos escritos pela espanhola Carmen Gil.
Em "Por Que Somos de Cores Diferentes?", uma turma de crianças de dez anos vai para uma excursão. A menina Marta e sua amiga Tenka vão conversando na viagem e chegam a uma questão: por que eram de cores diferentes? Marta, bem branca, e Tenka, bem negra, tentam descobrir a resposta para essa pergunta com a ajuda dos outros colegas.
Depois de muitas hipóteses bastante criativas, às vezes bem estranhas, descobrem que o que distingue a cor da pele é a quantidade de melanina, que é um pigmento da pele. Ou seja, quanto mais escura a pele, mais melanina há nela. E a quantidade tem a ver com a história de cada um, com seus antepassados, às vezes com o lugar de onde vieram.
No caso dos gêmeos, a resposta também envolve ciências. Há gêmeos iguais e diferentes, você já deve ter notado. Na história do livro, João e Paulo são dois gêmeos ruivinhos e idênticos. Eles mesmos não sabiam o motivo de tanta semelhança, mas aproveitavam para se divertir causando confusões.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.