UOL
São Paulo, sábado, 11 de março de 2006

BRINQUEDOS

A reportagem da Folhinha foi visitar o lugar onde são feitas as bonecas mais antigas dos Estados Unidos e descobriu um monte de coisas legais

A fantástica fábrica de bonecas

Lucrecia Zappi/Folha Imagem
Boneca feita na fábrica Madame Alexander, que fica em Nova York, cidade dos Estados Unidos


LUCRECIA ZAPPI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM NOVA YORK

Na porta da fábrica de bonecas Madame Alexander, havia um ônibus verde onde se lia "Peter Pan" nos dois lados. Em letras menores, estava escrito "nunca cresça". Para mim, aquilo era uma novidade, que as crianças da Terra do Nunca visitassem fábricas de bonecas em Nova York.
Subi de elevador até o sexto andar e a surpresa foi descobrir que a gangue do Peter Pan era um grupo de 50 senhorinhas. "Algumas de nós somos colecionadoras, outras compram bonecas para as netas. Eu vim pelos dois motivos e para ver bonecas novas", conta Emily Zumparo, uma das senhoras.
Todo ano há bonecas novas, e sempre muito glamurosas. A mais famosa é a Cissy, uma boneca de 40 cm de altura, com corpo de mulher e cara de menina, que surgiu em 1955, quatro anos antes de a Barbie ser lançada.
Charmosa, ela foi a primeira a piscar os olhos na história das bonecas e, além de ter pernas e braços móveis, veste calcinha e sutiã.
A fábrica surgiu em 1923, mas foi durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que Beatrice Alexander e suas três irmãs costuraram pela primeira vez bonecas, vestindo-as como enfermeiras da Cruz Vermelha, entidade que socorre vítimas de guerra.
Foi o jeito que Beatrice encontrou para homenagear as enfermeiras que estiveram na guerra, além de fabricar bonecas que não quebravam como as de porcelana, comuns naquela época.
Mas o que fez Madame Alexander (1895-1990) ficar famosa foram as bonecas de filmes e de desenhos, como uma Malvina Cruela exuberante, uma Noviça Rebelde tristinha e uma Branca de Neve de olhos arregalados.
No fim dos anos 40, outra grande novidade. Elas passaram a ser produzidas em plástico. Assim mesmo, Madame Alexander decidiu construir dentro da fábrica um hospital de bonecas. Ela sabia que a saúde não é eterna, nem para quem é feita de plástico.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.