São Paulo, sábado, 11 de outubro de 2003

FOLHINHATUR

Incursão pela Amazônia

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
ENVIADA ESPECIAL À AMAZÔNIA

Com certeza você já ouviu falar que a Amazônia, com seus seis milhões de quilômetros quadrados, é a maior porção de floresta tropical que resta na Terra. Ouviu também sobre sua biodiversidade: não há outro lugar no planeta com variedade tão grande de espécies de animais e plantas.
Qualquer incursão pela selva tem como ponto de partida Manaus, a maior cidade da região, à beira do rio Negro, que, ao se unir com o rio Solimões, forma o imenso rio Amazonas. Às margens dele, em Iranduba, o guia Saruê, da Pousada Amazônia (www.pousadaamazonia.com.br/), mostrou que as aulas de ciências são mais interessantes em uma canoa.
Serpenteando pelos igarapés, ele revelou que a Amazônia é um paraíso de superlativos. Na maior bacia hidrográfica do mundo, exemplificou, vive o maior peixe de água doce, o pirarucu (chega a medir 3 m e a pesar 200 kg) e uma rica fauna (macacos e aves) e flora (cupuaçu, jatobá, vitória-régia).
De barco mais uma vez, no hotel de selva Ariaú (www.ariau.tur.br), foi encantador dormir com os barulhos da floresta em uma casa sobre a árvore. Mas há também cenas bem tristes: garrafas de plástico boiando no rio e comércio de animais silvestres. E turistas alimentando bichos, ameaçando o equilíbrio das espécies.
Na biblioteca, descobrimos uma antiga profecia indígena: "Quando a Terra estiver doente, e os animais, desaparecendo, chegará uma tribo, com gente de todas as culturas, que acreditará em fatos e não em palavras, e ajudará a restaurar a beleza da Terra". Quem sabe, na sua próxima viagem, você não será um pequeno guerreiro do verde?

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.