São Paulo, sábado, 13 de março de 2010

Brinquedos, câmera, ação!

Menino transforma a sala de casa em estúdio de cinema

Rafael Hupsel/Folha Imagem


GABRIELLA MANCINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nas mãos de Lorenzo Michelazzo Lustig, 7, bonecos viram atores, peças de Lego são usadas no cenário e a sala de casa vira estúdio.
Desde os cinco anos, ele cria, dirige, filma com uma câmera Hi-8 e edita (monta) histórias que ele inventa. E também faz refilmagens de obras como "Guerra nas Estrelas" e "Jurassic Park".
Para que o filme saia bacana, Lorenzo precisa cuidar de muitos detalhes. Por isso, às vezes, ele pede ajuda ao pai (um professor de cinema), que segura a câmera enquanto Lorenzo move os bonecos-atores.
Mas o diretor é Lorenzo. "Corta!", diz o menino quando a cena termina. Se não deu certo, ele filma de novo. Mesmo sem usar um roteiro (guia), lembra-se das falas, e a cena sai igualzinha. Quer dizer, melhorada (sem o erro anterior).
Lorenzo também faz a voz dos personagens e inventa todos os diálogos (as conversas dos bonecos). Até voz de dinossauro ele dubla. Num dos filmes, uma máquina do mal destrói os dinos. "No final alguns morreram e a máquina foi destruída. E o dragão que era amigo do dinossauro ficou embaixo dos destroços do mal."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.