São Paulo, sábado, 13 de março de 2010

Caixinhas de sentimentos

Há escolas que usam táticas diferentes para os alunos extravasarem suas irritações por conta de brigas, por exemplo. Na escola Teia Multicultural, as crianças têm à disposição um saco e luvas de boxe para descarregar a raiva sempre que tiverem vontade. Já na escola Projeto Vida, tudo o que a criança está sentindo (ciúme, tristeza...) pode ser colocado na "caixinha de sentimentos". Basta pegar papel e lápis, escrever o sentimento e deixá-lo na caixa, até ser esquecido por completo.

"Geralmente, as brigas acontecem por motivos muito bobos. A melhor coisa a fazer é tentar se desculpar. Eu briguei com a minha melhor amiga porque a gente vivia junto, e ela achava que eu estava sendo muito grudenta."
LAURA DE SOUZA OVALLE, 8

"Contei um segredo para meu amigo, e ele contou pra metade da escola. Eu cheguei à sala, e ele estava cochichando. Veio uma nuvenzinha negra em cima da minha cabeça. Aí, no recreio, eu falei: 'Você é um piiiiiiii [censurado]'. E a gente ficou sem se falar por cinco meses."
SAMUEL CERQUEIRA GUTERMAN, 9

"Brigo com minha amiga, mas é por motivo bobo. Alguém fala uma coisa, o outro vai contando, aí falam coisas que a pessoa não queria que contasse, aí fica uma confusão. Mas a gente faz as pazes no mesmo dia. Às vezes, ela fala que não vai falar comigo, mas aí eu fico pedindo desculpas, e ela acaba aceitando."
MARINA PONCE GARCIA, 10

O que é fotonovela?

É como se fosse uma história em quadrinhos, mas usa fotos em vez de desenhos. Surgiu na Itália e virou moda no Brasil entre os anos 1950 e 1970. Era publicada em jornais e revistas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.