São Paulo, sábado, 14 de março de 2009

Saúde

X-brinde

A discussão do momento é se a venda de sanduíches com brinquedos em lanchonetes é boa ou não para crianças

CLARICE CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Atire a primeira batata quem nunca pediu um sanduíche só por causa do brinquedo que vinha na caixa.
Pois saiba que essas promoções podem estar com os dias contados. É que, na semana passada, o Ministério Público Federal em São Paulo recomendou que as lanchonetes de fast food parem de incluir esses brindes nos kits de alimentação. Mas, se isso ocorrer mesmo, deve demorar um pouco.
"A pergunta é: "Você comeria tanto sanduíche sem o brinquedo?" Ele existe para vender mais lanches", afirma o procurador da República Marcio Schusterschitz da Silva Araújo, autor da recomendação.
"A criança pode escolher a comida e o brinquedo, mas separadamente", completa.
Ele diz que o problema é que os brindes funcionam como iscas para vender sanduíches não muito saudáveis, com excesso de gorduras e de açúcares.
O cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração Carlos Daniel Magnoni explica que, quando consumidos em excesso, esses alimentos estão ligados a doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.
"Não se pode associar alimentação com diversão nem vender brinquedo em lugar que vende comida. Isso confunde a criança, que pode crescer com o hábito de comer muito fast food."

"Os lanches são muito caros. Dava para gastar esse dinheiro com arroz e feijão. Acho bom se não tiver mais brinde porque não é legal misturar brinquedo com comida."
ERNANDES OLIVEIRA, 9

"Tenho vários desses brinquedos e gosto de brincar com eles. Minha mãe só compra se eu comer o lanche todinho. Não vou gostar se não tiver mais [brindes nos kits]."
SAMARA NEGREIROS, 7

O que as lanchonetes dizem?
Burger King, Bob's e McDonald's são os restaurantes que vão receber a recomendação do Ministério Público Federal em São Paulo para deixar de incluir brinquedos nas promoções de lanches. Mas as redes dizem que ainda não receberam nenhum documento. O McDonald's ressaltou que tem também no cardápio opções saudáveis. Já o Burguer King e o Bob's não quiseram comentar o caso por enquanto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.