São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 2006

Culinária

Nham, nham, nham...

Não é à toa que Papai Noel anda com uns quilinhos a mais: a ceia natalina é cheia de guloseimas. Mas um dos momentos mais legais do Natal é a preparação da ceia. Se feita com segurança, a brincadeira de colocar a mão na massa pode ser divertida. Quer tentar? Aprenda a fazer a seguir biscoitos amanteigados, que, depois de prontos, servem como um ótimo presente para os amigos.

BISCOITOS NATALINOS
Rendimento: uns 380 biscoitos pequenos

Ingredientes
- 600 gramas de farinha de trigo;
- 400 gramas de farinha de amêndoa, castanha e noz*;
- 2 ovos;
- 500 gramas de açúcar;
- 400 gramas de manteiga.
* Para preparar essa farinha, separe amêndoas, avelãs, nozes, castanhas-do-pará (sem casca). Bata tudo no liqüidificador até formar uma farinha.

Apetrechos necessários
- assadeira;
- rolo (para esticar a massa);
- cortadores em forma de estrela, coração e lua, entre outros (eles são facilmente encontrados em lojas que vendem artigos para festas).

Mão na massa
1)
Junte todos os ingredientes numa vasilha e amasse-os bem.
2)
Coloque a massa, que deve estar em uma vasilha coberta por um pano, na geladeira durante 12 horas.
3)
Como a massa vai ficar dura, é preciso manuseá-la bastante. E estique-a com a ajuda de um rolo, até que fique bem fininha (espessura de 0,5 cm).
4)
Use os cortadores (ou modeladores) com formas variadas para criar os biscoitos.
5)
Ajeite os biscoitos em uma assadeira, deixando espaço entre eles. Não é necessário untar a assadeira.
6)
Peça para um adulto que acompanha você na cozinha para colocar a assadeira no forno (temperatura de 180 graus). Asse os biscoitos por cerca de 20 minutos ou até ficarem douradinhos.

Dica: os biscoitos, guardados em uma latinha enfeitada, são um ótimo presente de Natal. Mas espere os biscoitos esfriarem para os guardarem na latinha. Assim, eles ficam crocantes.

COMILANÇA NO MUNDO
México
Com olhos vendados, as crianças usam varinhas para derrubar os doces da "la piñata", enfeite em forma de pássaro, de avião ou de boneca cheio de guloseimas.

Finlândia
Lá é servido o julgrot, um pudim de arroz que tem uma amêndoa no recheio. Quem encontrá-la terá sorte durante o ano seguinte.

França
O doce típico é o buche, feito de marzipã, coberto com chocolate e em forma de tronco de árvore.

Grécia
Os gregos têm por tradição saborear os "kurabiedes", um doce amanteigado especialmente distribuído para crianças que visitam parentes nessa época.

Portugal
Quem prepara a festa oferece o bolo-rei, que esconde um pequeno presente. Quem encontra a fatia afortunada tem de pagar a receita do ano seguinte.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.