UOL
São Paulo, sábado, 22 de maio de 2004

RETRATO

Garoto luta pela paz

DA REDAÇÃO

O garoto norte-americano Gregory Smith, 14, foi indicado para receber o prêmio Nobel da Paz em 2002 e 2003. Sabe por quê? Smith fundou a International Youth Advocates, uma ONG (instituição que não é controlada pelo governo) que ajuda meninos e meninas viciados em crack.
Quando tinha dez anos, Smith ingressou na faculdade de Matemática. Hoje ele já está formado e começa seu projeto de doutorado.
A Folhinha perguntou ao garoto se ele se considera um gênio. "Acho que ganhei um presente especial que me dá a incrível capacidade de aprender e memorizar o que eu estudo. Mas é importante lembrar que eu não sei tudo. Estudo todos os dias. Minha vida é trabalhar para a paz", conta.
Na última quarta-feira Smith esteve em São Paulo, onde sua ONG também atua, para dar uma palestra a pessoas que trabalham e estudam em escolas públicas.
"A Youth Advocates trabalha para ajudar também crianças brasileiras. Quando estive na cidade pela primeira vez, em 2001, encontrei-me com crianças para discutir sobre as esperanças e os medos delas. O que elas querem é o mesmo que eu: viver sem medo, com amor, respeito e saúde. Querem uma chance por uma educação melhor." (KC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.