São Paulo, sábado, 23 de setembro de 2006

O lado b das guloseimas

Algumas substâncias são usadas para pegar a garotada pelos olhos e pela boca

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


A gordura trans e o sódio fazem o sabor das guloseimas ficar mais forte que o dos alimentos naturais. Mas toda essa gostosura pode fazer muito mal à saúde.
"A gordura trans vai grudando nas paredes das artérias, por onde o sangue circula. As artérias, que são flexíveis quando estão saudáveis, começam a ficar durinhas, igual a um canudinho plástico, porque as paredes engrossam com a gordura trans. Isso é muito perigoso para a saúde", explica a nutricionista Flávia Sguario.
A gordura trans também provoca muitas alergias, que, às vezes, nem são percebidas. Essas alergias podem causar dor de barriga e de cabeça, inflamações e até espinhas.
Em exagero, o sódio pode causar uma doença séria, chamada hipertensão.
Outro exemplo são os corantes. Eles dão um colorido vibrante e divertido, mas não são bons para a saúde. Por isso, em alguns países, eles são até proibidos.
Assim, na hora de comprar uma guloseima de que você gosta, uma dica é dar uma olhada na tabela que vem impressa nas embalagens dos alimentos. Lá está escrita a quantidade de gordura trans e de sódio que o produto tem. (DB)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.