São Paulo, sábado, 26 de abril de 2003

CIÊNCIA

Brinque com o DNA em parque do Rio

REINALDO JOSÉ LOPES
FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

Um aniversário especial é comemorado neste final de semana. Não é o de uma pessoa ou o de uma cidade, mas os 50 anos de uma descoberta que mudou para sempre a forma como os seres humanos entendem animais, plantas e todas as criaturas vivas. É o aniversário da descoberta da estrutura do DNA, a famosa dupla hélice.
Para dar um parabéns todo especial a essa molécula, que para muitos cientistas guarda o segredo da vida, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) promove hoje, das 10h às 16h, o evento "Genes no Parque", no Museu da Vida (av. Brasil, 4.365, no Rio de Janeiro).
Várias brincadeiras estão programadas para trazer o mundo da genética e do DNA para perto do dia-a-dia das crianças. É possível criar um modelo da estrutura dessa molécula parecido com o que os cientistas construíram pela primeira vez há 50 anos.
A tradicional massinha de modelar vai ajudar os participantes a entender como os cromossomos, que carregam o DNA, se dividem na formação dos óvulos e espermatozóides. Vai ser possível mexer na molécula de verdade: lidando com utensílios de cozinha, as crianças vão aprender a extrair DNA e a fazer um teste genético que os atletas fazem nas Olimpíadas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.