UOL
São Paulo, sábado, 26 de junho de 2004

TECNOLOGIA

Professores vestem telas de computadores e vivem como ciborgues

Computadores movidos pela mente

DA REDAÇÃO

Steve Mann usa uma armação plástica apoiada em sua orelha que segura uma lente sobre seu olho direito. Há mais coisas na armação: uma minúscula câmera de vídeo afixada à lente; fios coloridos na parte traseira da cabeça de Mann; luzes piscando sob seu pulôver. Ao ver você, Mann o cumprimenta calorosamente, mas logo se distrai com algo que surge no monitor de computador sobre o olho dele.
Mann, 41, professor de engenharia na Universidade de Toronto (Canadá), passa os dias vendo o mundo através do monitor na frente do olho.
A câmera lhe dá uma visão em tempo real. A tela se enche de mensagens de e-mail ou códigos de programação fornecidos por um computador e transmissores sem fios que Mann afivela ao corpo. Ele chama a experiência de "mediação da realidade" -algo como ter os ícones da tela do seu computador transpostos para sua visão normal.
Mann manipula o computador por meio de um dispositivo portátil com teclas, que ele inventou, embora já tenha experimentado eletrodos sobre a pele e tentado controlar o cursor com ondas cerebrais.
Mann pode ser conectado a vários computadores e dispositivos. Uma das configurações envolve um computador com processador Pentium 4, com pelo menos 512 megabytes de memória e um sistema operacional baseado em Linux. Mann carrega transmissores sem fio para se conectar a qualquer tipo de rede - Wi-Fi, celular, rádio tradicional -o que estiver disponível.

Tradução de Angela Caracik, de trecho de reportagem de Brian Bergstein, da Associated Press www.eyetap.org).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.