UOL
São Paulo, sábado, 28 de agosto de 2004

TEATRO

Peças lembram circo e direitos humanos

Ilusões e palhaçadas

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA
ESPECIAL PARA A FOLHINHA

Se você brinca de falar com as coisas, como o liquidificador de sua mãe, vai adorar a peça "Livres e Iguais", da Cia. Teatro Sim e Por que Não?, que é apresentada neste fim de semana em São Paulo. Os personagens são feitos de coisas que existem nas cidades, como peças de carro ou molas de um velho colchão.
O melhor desse teatro de formas animadas é que seus personagens se movimentam como se fossem gente. Eles moram no lixo, às vezes são violentos e disputam para marcar onde cada um vai dormir, por exemplo.
Essa peça é inspirada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz que todas as pessoas deviam ter onde morar, alimentação, escola e dentista, entre outros direitos. Brinca com a ilusão de que todo mundo seria feliz com esses direitos.
Palhaçadas
"Tarde de Palhaçadas", de Zauara & Gira, é outro espetáculo que você não pode perder.
Os personagens são palhaços que imitam todos os palhaços que já existiram nos circos de todos os lugares do mundo. Um sempre passa a perna no outro, mas tudo acaba em risos -e palhaçadas.
Esses e outros espetáculos adoráveis, como "Bichos do Brasil", da Cia. Pia Fraus, são apresentados nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e são gratuitos. Confira a programação no quadro ao lado.

Mônica Rodrigues da Costa é co-autora de "O Livro dos Medos" (Companhia das Letrinhas).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.