São Paulo, sábado, 1 de janeiro de 1994
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OS IMPÉRIOS

Motion Pictures Association of America (MPAA) - Representante da grande indústria cinematográfica americana, setor que fatura US$ 18 bilhões por ano e é o segundo produto de exportação dos EUA, depois da indústria aeronáutica. Regida desde 1966 pelo texano Jack Valenti, 72, a MPAA ficou célebre pelas pressões que exerceu ao longo dos anos pela abertura dos mercados nacionais ao cinema americano.
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Time Warner Inc. - O mais poderoso grupo de comunicação do mundo desde a fusão, em 1989, da maior revista do planeta, a "Time", com uma das cinco "majors" de Hollywood, a Warner. Em 1992, seu lucro foi de US$ 7,9 bilhões. Os planos do conglomerado para o futuro imediato incluem o lançamento da quinta grande rede de televisão americana (por US$ 2 bilhões) e altos investimentos no desenvolvimento da televisão interativa.
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Sony Corporation - O grande império de Akio Morita já não se limita a aparelhos eletrônicos. Cerca de um quarto do seu faturamento global de US$ 35 bilhões provém da indústria do entretenimento, desde que o vice-presidente do grupo nos EUA, Michael Schulhof, comprou a CBS Records e, no fim dos anos 80, a Columbia (por US$ 3,4 bilhões).
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Cable News Network (CNN) - A maior rede internacional de televisão. Criada em 1980 por Ted Turner, era um mero canal de notícias de TV a cabo até que a cobertura da Guerra do Golfo (1990-91) a tornou célebre no mundo todo. Hoje a CNN tem 66 milhões de assinantes nos EUA e, com seus 11 satélites, atinge 133 milhões de aparelhos em 141 países. Seus lucros anuais são de US$ 155 milhões.
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Creative Artists Agency (CAA) - Criada em 1975 por Michael Ovitz –considerado hoje o homem mais poderoso de Hollywood–, a CAA é a maior agência de artistas do mundo. Entre seus representados estão Madonna, Kevin Costner e Steven Spielberg. Os lucros da companhia chegam a US$ 200 milhões por ano. Ovitz também produz comerciais de cinema e desenvolve projetos de televisão interativa em parceria com a Microsoft.

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