São Paulo, domingo, 2 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Contra a fome; Controle de natalidade; Nossa cara; Portugueses esquecidos; Jovens e sexo; Cuidado no volante; Boas festas; O NÚMERO DO LEITOR

Contra a fome
"Parabéns. A Folha, quando quer, é fogo. Se envolveu por inteiro com a campanha contra a fome. Quem sabe um dia a educação mereça o mesmo empenho."
Redher de Oliveira (São Paulo, SP)
*
"O balanço nacional deste ano de 1993 é sem dúvida superavitário. Apesar da crise ética e moral, dos escândalos políticos, da violência urbana e das chacinas, ainda falou mais alto a voz solitária deste gigante chamado Betinho. Tal qual Davi a lutar com Golias, ele foi capaz de despertar em todo povo brasileiro a consciência da solidariedade, da cidadania, e acima de tudo a certeza de que este país é viável."
René Marcio Ruschel (Umuarama, PR)
*
"Propomos que o movimento Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, na luta contra o desemprego, adote o cooperativismo de trabalho como uma das alternativas a serem incentivadas. Nas empresas organizadas em forma de cooperativas de trabalho, o trabalhador não encontra emprego, encontra trabalho autônomo, organizado pelo próprio trabalhador."
Carlos Fuser, pela diretoria da Cooperdata Cooperativa de Trabalho de Profissionais de Processamento de Dados e Informática (São Paulo, SP)
*
"No livro 'As Origens do Comunismo Russo', escrito em 1937, o filósofo russo Nicolau Berdayev disse: 'A questão do pão (da fome), enquanto toca a mim, é uma questão material. Enquanto toca a meu irmão, é uma questão espiritual'. Nenhuma solução para a fome (do meu irmão), no Brasil ou no mundo, terá êxito se se trata de abordá-la apenas do ponto de vista material."
Patrick Clarke (São Paulo, SP)

Controle de natalidade
"A única vantagem que o Brasil levou até hoje com a ida de FHC ao ministério foi sua substituição por Eva Blay, no Senado. Esta sra. teve coragem e competência para aprovar lei que, finalmente, introduz no Brasil a possibilidade oficial do controle da natalidade."
Fábio Ravaglia (São Paulo, SP)
*
"Uma perguntinha ao leitor Oswaldo Couto Júnior (Painel do Leitor, 28/12): 'Caso o Betinho decida seguir a sugestão dada, teria o amplo apoio que teve contra a fome para enfrentar a forte moral da Igreja Católica, que proíbe terminantemente o controle da natalidade?' Sinceramente espero que sim."
Marco Antônio Nunes da Silva (Penápolis, SP)

Nossa cara
"Perfeito o artigo 'A nossa cara', de Sérgio Augusto (20/12). Aproveitando todos os movimentos para a moralização deste nosso país, a campanha de Betinho contra a fome, o 'Viva Rio', a CPI do Congresso, por que não se instaurar uma campanha a favor da civilidade do brasileiro? Chega de delinquência, de querer levar vantagem em tudo, de hipocrisia, vandalismo e falta de humanidade."
Eliane Campomar Nascimento (Santos, SP)

Portugueses esquecidos
"Na reportagem dedicada a Lisboa, capital da cultura européia em 1994 (Ilustrada, 22/12), houve omissões graves nas nominatas dos principais artistas portugueses vivos. Foi no campo da literatura que essas omissões chegaram a ser imperdoáveis. Falando do romance, não poderiam ser esquecidos os nomes de Vergílio Ferreira e José Cardoso Pires, pelo menos. Ambos da estatura, senão superiores, a Saramago e Agustina. Na poesia, não são em nada inferiores a Herberto Helder os seguintes poetas: Eugênio de Andrade, Alexandre O'Neil, Sofia de Melo Breyner Andresen, David Mourão-Ferreira e Antônio Ramos Rosa."
Ariosvaldo Dotti Machado (Curitiba, PR)

Jovens e sexo
"Escrevo para protestar contra a linha seguida pelo caderno Folhateen no tocante à orientação sexual dada aos jovens leitores. É inadmissível que um jornal conceituado como a Folha proporcione a seus jovens leitores uma orientação sexual tão distante dos ensinamentos cristãos. Tenho 16 anos e vejo que grande parte da nossa juventude está se deixando arrastar em direção a um mar de lama. Através desta carta conclamo a todos os jovens e pais de família que se preocupam com o destino de nossa juventude a escrever a este painel, protestando, para que nossos jovens não sejam transformados em animais guiados por instinto por uma educação sexual falha. Educação sexual, sim; mas os sacerdotes e as encíclicas ensinam muito melhor que psicólogas metidas a sabidas."
Marcio Antonio de Castro Campos (São José dos Campos, SP)

Cuidado no volante
"Gostaria de abrir a Folha no ano novo e não ler nenhuma notícia de mortes nas estradas. Vamos nos conscientizar e ter bastante cautela nas estradas, pois a vida é uma só. Deve-se evitar beber e dirigir, pois essa dupla é responsável pela maioria dos acidentes. Também é preciso prudência nas ultrapassagens e respeitar o limite de 100 km por hora. Que Deus ilumine os motoristas deste país!"
Alex O.R. de Lima (São Paulo, SP)

Boas Festas
"Nossos votos de felizes festas. Que 1994 nos encontre novamente juntos na luta pelo meio ambiente, pela paz e harmonia da humanidade com a natureza."
Fábio Feldmann (São Paulo, SP)
*
"Que em 1994 possamos estar novamente juntos, lutando por melhores dias e para a construção de um mundo melhor!"
Israel Zekcer, 1.º secretário, e Luiz Souto Madureira, chefe de gabinete da Assembléia Legislativa (São Paulo, SP)
*
A Folha retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: Mário Covas, senador; DPZ; Takeshi Muta, diretor de marketing e planejamento da Japan Air Lines; Antonio Kandir; Carlos Nelson Bueno, deputado federal; Roberto Miller; Thomas Rabe, da Rabe Turismo; Aureo Mello, senador; Sérgio Cury, deputado federal; Antonio Salim Curiati, secretário municipal da Família e Bem-Estar Social (São Paulo); Nicolaus Paper Holding; Wagner Rossi; Embral Leilões Rurais; Associação Brasileira de Gemologia e Mineralogia; Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo; Alaôr Gomes; Reginaldo Finotti; Fundação Padre Anchieta; Reinach Mendonça Arquitetos Associados; Darling Confecções S/A; Prefeitura Municipal de Americana; Maternidade de São Paulo; Vânio de Oliveira, deputado estadual (SC); Vera Figueiredo; Gilberto Motta da Silva; Felipe dos Anjos Marques; Junco Representações & Publicidade Ltda.; José Marzolla; Gabinete de Arte Raquel Arnaud; Soltec Soluções Tecnológicas Ltda.; MPA Comunicação.

O NÚMERO DO LEITOR
201
é o número de cartas recebidas pelo Painel do Leitor na semana passada.

Texto Anterior: Reflexão no Pelourinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.