São Paulo, domingo, 2 de janeiro de 1994
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Crepe conquista adeptos e empresários

ROBERTA JOVCHELEVICH
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma das especialidades da cozinha francesa, o crepe ganha cada vez mais adeptos em São Paulo e pode ser um bom negócio. O investimento atual para abrir uma casa de crepes varia de US$ 4 mil a US$ 60 mil (no caso da compra de uma franquia).
Resultado de uma mistura de ovos, farinha, leite e manteiga, o crepe tem massa fina e leve. É justamente isso que o diferencia da famosa panqueca –adaptação americana da receita francesa. O toque especial é dado pela mistura das receitas originais da França com o tempero brasileiro –apesar de o crepe tradicional não ter molhos, por aqui eles são muito bem-vindos.
A massa pode ser doce ou salgada, o que permite um cardápio exclusivo, apenas com variação de recheios. Nas casas especializadas, os sabores salgados que mais saem são os de queijo e de frango com catupiry. Entre os doces, os mais vendidos são os de chocolate e os flambados. O preço médio do crepe salgado é CR$ 1.200, enquanto que o do doce é CR$ 900,00.
O preparo não exige nenhum equipamento especial. Fogão e chapa redonda são os instrumentos principais. O segredo está nos molhos e nos recheios. "A massa é simples, basta ser fina", diz André Sergio Schor, 33, sócio da Família Busca-Crepe.
A Crêpes Clapper segue a linha tradicional. As massas levam vinho branco, não têm cobertura nem são gratinadas, só levam recheios, de acordo com o padrão francês. Com duas lojas em shopping centers de São Paulo, a Clapper também oferece o crepe em embalagem especial para viagem.
Há oito meses, a psicóloga francesa Nathalie Hurtado Pompeu de Camargo, 29, montou com uma sócia o La Galette Crêpe et Café, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo). As receitas ela aprendeu com a avó, dona de um restaurante na França. Na preparação dos crepes, Nathalie acrescenta cerveja, que, segundo ela, "funciona como um fermento, dando leveza para a massa". O La Galette tem 15 lugares e chega a servir 40 pessoas durante o almoço.
Uma alternativa para aumentar o lucro e aproveitar o espaço da "creperia" é ter no cardápio massas, saladas e sanduíches, entre outras coisas. Criar sobremesas, unindo o crepe doce com sorvete pode ser interessante, principalmente no verão.
Outra alternativa é investir no serviço de festa a domicílio. É o que fizeram as casas Crêpes Clapper e a La Creperie. As duas empresas enviam funcionários, pratos, talheres e guardanapos ao cliente. Responsabilizam-se pela arrumação do local onde os crepes vão ser servidos e pela lavagem das louças.
O cardápio do Crêpes Clapper para festas inclui quatro sabores de crepes salgados e três doces, escolhidos pelo cliente. O preço por pessoa é de US$ 9,00. Já o serviço de bufê do La Creperie custa US$ 16,00 por pessoa e inclui 16 tipos de crepes salgados e dois doces.

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