São Paulo, segunda-feira, 3 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Thatcher agora é baronesa

HUMBERTO SACCOMANDI
DE LONDRES

Os membros da Câmara dos Lordes podem ser nobres hereditários (cujos títulos passam de pai para filho) ou vitalícios (cujos títulos duram até a morte da pessoa). Os títulos são concedidos pela rainha, sob indicação do primeiro-ministro. Uma das nobres vitalícias mais recentes é a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, agora baronesa.
Thatcher é uma das poucas mulheres na Câmara dos Lordes, onde a representação feminina só foi admitida há 40 anos. Os nobres vitalícios (normalmente barões ou baronesas) ainda são minoria nos Lordes, mas seu número tende a aumentar. O título é normalmente concedido a ex-premiês e políticos de destaque, além de personalidades de outras áreas.
Títulos hereditários raramente são concedidos hoje em dia. Um desses casos é lorde Montgomery, um nobre de segunda geração. Ele é filho do marechal-de-campo Bernard Montgomery, um dos principais comandantes militares britânicos na Segunda Guerra Mundial, que ao fim do conflito recebeu o título de visconde.
Alguns membros da família real, como o príncipe Charles, são membros da Câmara dos Lordes, mas raramente comparecem às dessões. O mesmo acontece com os bispos e arcebispos da Igreja Anglicana. (HuSa)

Texto Anterior: Casa mantém pompa feudal, mas sem poder
Próximo Texto: Rainier vai casar com viúva de David Niven; Combate faz 70 mortos em Cabul; Cargueiro afunda no Atlântico Norte; Alemanha condena ameaça de Jirinovski; Paquistão e India debatem a Caxemira; Irmão de Escobar pede paz a inimigos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.