São Paulo, quarta-feira, 5 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil inicia torneio de vôlei contra ucranianas

DA REPORTAGEM LOCAL

As seleções femininas do Brasil e Ucrânia fazem hoje às 14h30 (horário de Brasília) o jogo de abertura da Beck's Cup, torneio que reúne em Bremen, Alemanha, algumas das principais equipes do vôlei mundial. A partida é válida pelo Grupo A, que conta ainda com o time da Rússia. Pelo Grupo B jogam Austrália e Alemanha.
O torneio de Bremen inaugura uma nova experiência no vôlei. As equipes que folgarem na programação –uma de cada grupo–, farão um jogo-exibição de cinco tie-breaks. O primeiro deles acontece hoje entre Cuba, atual campeã olímpica, e Rússia.
Para o jogo de hoje, o técnico Bernardo Rezende escalou o Brasil com Fernanda Venturini, Ana Moser, Márcia Fú, Hilma, Virna e Ana Flávia. No banco, Bernardinho terá como opções Fofão, Fernanda Doval, Simone Rivera, Andrea Moraes e Janina.
Bernardinho procurou recuperar ontem o atraso nos treinos do time, que perdeu um dia de preparação para o torneio devido ao cancelamento do vôo que sairia de São Paulo no último sábado. Como a seleção só conseguiu embarcar na madrugada de domingo, o técnico forçou a equipe a treinar ontem em dois períodos.
Ainda lamentando a ausência da meio-de-rede Ana Paula, impossibilitada de viajar devido a um estiramento no abdome, Bernardinho decidiu estrear com o mesmo time-base que treinou na última semana de dezembro na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro.
"A contusão de Ana Paula me desesperaria em outro momento, já que ela está jogando muito e, provavelmente, estaria no time-base de qualquer técnico do mundo. Mas o essencial é poupá-la agora para que ela se recupere e possa voltar com todo o gás para a fase decisiva da Liga Nacional", disse Bernardinho.
A atacante Ana Moser, que voltou à seleção após um período de afastamento, quando pediu dispensa por não concordar com os métodos de trabalho do ex-técnico Wadson Lima, se mostra animada com a equipe. "A seleção é muito importante em minha vida. Por isso estou muito motivada com essa nova fase do time", disse a jogadora.
A seleção brasileira volta à quadra amanhã para um jogo-exibição contra a Alemanha. Na sexta-feira, o time pega a seleção da Rússia. A semifinal da competição acontece no sábado e a final no dia seguinte.
Este é o primeiro compromisso do time feminino em 94. Apesar do pouco tempo de preparação, o técnico Bernardinho acredita que a seleção poderá fazer uma boa exibição em Bremen. "O time que joga ainda não é aquele que vai disputar o Mundial no Brasil em outubro. Mas quero testar todas as jogadoras, pois estaremos enfrentando as melhores equipes mundiais", disse Bernardinho.

Texto Anterior: Relator descarta punição
Próximo Texto: Time deve utilizar as lições que viveu em 93
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.