São Paulo, sexta-feira, 7 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Villela dá aura circense a 'Romeu e Julieta'

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Peça: Romeu e Julieta
Autor: William Shakespeare
Diretor: Gabriel Villela
Elenco: Grupo Galpão
Quando: estréia hoje, às 21h; quartas, quintas, sextas e domingos, às 19h; sábados, às 21h; até 23 de janeiro
Onde: teatro Carlos Gomes (pça. Tiradentes, s/n.º, zona central, tel. 021-232-8701)
Quanto: CR$ 2 mil (sábados); CR$ 1,5 mil (outras noites)

Com uma roupagem do folclore brasileiro, a história de amor mais famosa do mundo, "Romeu e Julieta", de Shakespeare, passa a ser encenada hoje no teatro Carlos Gomes, no centro do Rio. Sob a direção do mineiro Gabriel Villela, é a primeira vez que o grupo Galpão apresenta a peça num palco da cidade.
No ano passado, o Galpão chegou a encenar "Romeu e Julieta" em várias praças do Rio. Agora, a peça ganha a moldura do tradicional palco italiano, com uma iluminação especial. "Romeu e Julieta" marca a reabertura do Carlos Gomes –um dos mais tradicionais teatros da cidade–, que estava em obras.
Villela e o Galpão conseguiram criar um espetáculo bonito, com uma coreografia circense, que deve agradar a vários gostos. Com a ajuda do cancioneiro popular, o diretor deu uma aura brasileira a este que é um dos maiores clássicos do teatro mundial.
Para Villela, "Romeu e Julieta" é a tragédia da precipitação: "Os amantes, o padre, as famílias, todos precipitam os acontecimentos por não ter o controle da situação."
Criado em 1982, em Belo Horizonte (MG), o Galpão já tem uma longa tradição em teatro de rua. O grupo estreou sua versão de "Romeu e Julieta" no final de 91, na praça Tiradentes de Ouro Preto (MG). As modinhas tocadas e cantadas pelos atores e a cenografia da peça foram concebidas, basicamente, a partir de pesquisa realizada na cidade mineira de Morro Velho.

Texto Anterior: three walls down sai do underground em Santos
Próximo Texto: Reestréiam peças para todos os gostos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.