São Paulo, sexta-feira, 7 de janeiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Morre ex-presidente da Câmara dos EUA; Geórgia investiga suposto suicídio; Ataque a presidente mata 40 no Togo; AI denuncia violência contra as crianças; Sendero ataca em Lima e no oeste

O PERSONAGEM
Morre ex-presidente da Câmara dos EUA
Thomas "Tip" O'Neill Jr., um dos mais influentes políticos dos EUA após a Segunda Guerra Mundial, morreu no fim da noite de anteontem em Washington, aos 81 anos, vítima de parada cardíaca. O'Neill, do Partido Democrata (o mesmo do presidente Bill Clinton), foi presidente da Câmara dos Deputados, o terceiro na linha sucessória presidencial, de 1976 a 1986.

Geórgia investiga suposto suicídio
O presidente da Geórgia, Eduard Chevardnadze, enviou ontem uma equipe de investigação para o oeste do país para determinar se o ex-presidente e líder rebelde Zviad Gamsakhúrdia se suicidou, como anunciou anteontem sua mulher, Manana. O jornal espanhol "El País", citando o representante de Gamsakhúrdia em Moscou, disse que ele está vivo, em estado grave devido a um ferimento de bala.

Ataque a presidente mata 40 no Togo
Pelo menos 40 pessoas morreram em Lome, capital do Togo, após mais de cem homens terem atacado o carro e a residência militar do presidente Gnassingbe Eyadema. Entre os mortos estão três civis e sete soldados do governo. As eleições legislativas marcadas para 23 de janeiro foram adiadas por duas semanas. Eyadema, que assumiu o poder em golpe militar em 1967, não estava no local do ataque.

AI denuncia violência contra as crianças
A Anistia Internacional disse ontem em Londres que as crianças em todos os continentes sofrem tortura, estupros e assassinatos, apesar da introdução há quatro anos da Convenção dos Direitos da Criança da ONU, ratificada por mais de 140 países. O grupo de direitos humanos disse que alguns países, apesar de serem signatários da convenção, permitem que os abusos continuem.

Sendero ataca em Lima e no oeste
Terroristas do grupo maoísta peruano Sendero Luminoso assassinaram a tiros um homem de 70 anos e duas mulheres durante ataque contra a aldeia de Huamanguilla (oeste). Em Lima, a explosão de um carro-bomba deixou nove pessoas feridas.

Próximo Texto: Fome ameaça milhares na Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.