São Paulo, sexta-feira, 7 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qual democracia?; Politicagem; O contraditório; Contra a miséria; Fardão de Lula; Critério; Bonecos no poder

Qual democracia?
"A coluna assinada por Florestan Fernandes nesta Folha em 3/01 descortina dois aspectos da contradição que é a democracia brasileira: 1) num momento em que se parte para a necessária –às vezes sem critério– privatização de empresas estatais, fica cada vez mais notável a escandalosa privatização do Estado, via benefícios para os 'ungidos do rei'; 2) o fato de todos terem direito ao voto aparenta uma existência democrática, mas vista do ponto de vista econômico, estamos todos, irrestritamente, desautorizados a pensar em democracia."
Silvio da Silva (Curitiba, PR)

Politicagem
"No artigo de Marcelo Beraba de 4/01 (pág. 1-2) fica claro que a grande maioria dos parlamentares está preocupada com a politicagem e não com a política. Reforma partidária e eleitoral, nem pensar. O que os nossos (?) políticos querem é o fim da CPI do Orçamento o mais rápido possível."
Curt Nees (Joinville, SC)

O contraditório
"Venho congratular-me com esse jornal por haver, com coragem, publicado, no dia 4/01, o artigo 'Com a (última) palavra, a acusação', do ilustrado advogado criminalista José Roberto Batochio, que aborda, com singularidade, a temática do contraditório, já consagrado em nossa Constituição e tão desrespeitado por alguns órgãos que se dizem democráticos."
Raimundo Hermes Barbosa (São Paulo, SP)

Contra a miséria
"Lemos no Painel de 5/01 (pág. 1-4) uma nota informando que as TVs vão ceder espaço para o movimento pelo emprego como forma de combate à miséria. Até que enfim se resolve neste país ensinar o povo a pescar."
Sérgio Malta Cardoso (São Paulo, SP)

Fardão de Lula
"Agora que Lula prometeu aumentar em quatro vezes os vencimentos dos militares, é urgente providenciar sob medida um fardão para o barbudo. Não daqueles da academia –mais apropriados aos literatos Sarney e Roberto Marinho–, mas um igual ao de Fidel Castro, que além de ditador também quer ser imortal."
Geraldo Anhaia Mello (São Paulo, SP)

Critério
"Faço uma proposta à mesa diretora da CPI do Orçamento: para que não haja constrangimento por parte dos parlamentares na votação de seus pares arrolados no relatório final, sugiro que, eles, culpados ou inocentes, se submetam à participarem do programa do Faustão, na travessia da ponte que cai, sob mira do canhão."
Arlindo Cordenunzzi (São Paulo, SP)

Bonecos no poder
"Merece aplauso a instalação de bonecos policiais na marginal do Tietê. O princípio pode ser estendido, com vantagens semelhantes, aos bastidores da política, a partir do Planalto até as empresas estatais –sem provocar a deterioração do desempenho destas instituições."
Hanns John Maier (Ubatuba, SP)

Texto Anterior: Privilégios estatais; Uma pintura; Autonomia universitária; Lei de assistência social
Próximo Texto: Crise de consciência nos Altos de Chiapas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.