São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMDB decide apoiar indicações de Itamar

TALES FARIA
EUMANO SILVA

EUMANO SILVA; TALES FARIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do PMDB, deputado Luiz Henrique (SC), anunciou que apóia a indicação do deputado peemedebista Luiz Carlos Santos (SP) para a liderança do governo na Câmara. O governador de São Paulo, Luiz Antonio Fleury, disse que "não veta" a indicação do deputado.
O líder do governo no Senado, Pedro Simon (PMDB- RS), interpretou estas posições como um sinal de que o PMDB continuará apoiando o governo. Ele afirma que o presidente pretende anunciar hoje mesmo tanto a escolha de Santos, como do senador Antônio Mariz (PMDB-PB) para o Ministério da Agricultura.
Fleury foi considerado o fiel da balança na luta interna do PMDB entre os governistas, liderados pelo chamado "grupo gaúcho", e os oposicionistas, liderados pelos quercistas. Os quercistas pretendiam rediscutir na reunião o apoio ao governo, mas não conseguiram que o assunto fosse colocado em pauta, depois que Fleury se anunciou contrário à revisão do apoio.
"Quando o partido decidiu ano passado manter o apoio, eu fui contrário, mas avisei que não daria mais para voltarmos atrás. Acho mesmo que seria melhor que o líder do governo fosse do PSDB, mas não vou vetar ninguém", disse o governador.
Além de Santos e Mariz, as nomeações "políticas" de Itamar para completar a reforma ministerial incluem, segundo Simon, os senadores Beni Veras (PSDB-CE) e Élcio Alvares (PFL-CE). Este último pediu para sua nomeação ser adiada até o término da CPI do Orçamento, da qual é integrante.

Texto Anterior: Andrade Vieira anuncia sua candidatura
Próximo Texto: Britto é o preferido da cúpula do PMDB para Presidência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.