São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo ataca clínica italiana de fertilidade

HUMBERTO SACCOMANDI
DE LONDRES

Um grupo de britânicos invadiu e atacou anteontem uma das clínicas do ginecologista italiano Severino Antinori, em Roma. O médico é conhecido por ter desenvolvido uma técnica de gravidez pós-menopausa, que permite que mulheres de até 60 anos fiquem grávidas. Esse tratamento tem causado polêmica na Europa.
"Fui atacado por cerca de 20 hooligans. Esses ingleses são loucos", afirmou Antinori. Ele falou com exclusividade à Folha na tarde de ontem. O ginecólogo afirmou que vai exigir desculpas oficiais da embaixada britânica na Itália.
"Os ingleses querem impor suas normas para todos. É uma Guerra das Malvinas ética. Justo eles, que permitem o aborto há décadas e fazem aborto para as irlandesas, já que na Irlanda é proibido", disse Antinori.
O incidente ocorreu por volta das 22h (hora local). Antinori estava recebendo uma equipe da TV britânica ITN quando um grupo de manifestantes invadiu a sua clínica, na rua Cola di Rienzo, 133. Após uma breve discussão, começou a briga. Antinori afirma que foi agredido. Parte de sua clínica foi destruída.
O médico italiano acusa o ginecologista britânico Robert Winston de liderar o grupo que o atacou. Procurado várias vezes ontem pela Folha, Winston não quis comentar o caso. Sua secretária, porém, confirmou que ele estave em Roma anteontem. Antinori acusou ainda a equipe da ITN de facilitar a entrada dos britânicos na clínica. Uma porta-voz da ITN disse ontem desconhecer o incidente.
Antinori, que disse ser presidente da Sociedade Italo-Brasileira de Reprodução, afirmou que já havia sofrido ameaças por causa de seu trabalho. Existe uma militância contra as novas técnicas de reprodução. Governos de vários países, inclusive da Itália, estudam a proibição ou limitação do tratamento desenvolvido por Antinori. A Igreja também é contra a gravidez pós-menopausa.
A polícia italiana está investigando se, durante o distúrbio, os britânicos aproveitaram para roubar informações sobre pacientes da clínica, especialmente as provenientes do Reino Unido. Durante o Natal, uma britânica de 59 anos se tornou a mulher mais velha a dar à luz a gêmeos, após se submeter ao tratamento na clínica de Antinori.

Texto Anterior: O achado de Ulysses
Próximo Texto: Cientistas isolam gene responsável por desenvolvimento embrionário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.