São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientistas isolam gene responsável por desenvolvimento embrionário

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores identificaram genes responsáveis pela transformação do óvulo e desenvolvimento dos embriões em organismos complexos. A descoberta está na última edição da revista "Cell".
Os genes localizados produzem proteínas chamadas "morfógenos". Morfógeno significa "gerador de forma". O termo é usado porque as proteínas agem nos tecidos embrionários, "esculpindo" seu formato e sua estrutura. Após serem produzidas, essas proteínas "passeiam" pelo embrião, repleto de "brotos" de tecidos. Esses brotos, os futuros órgãos e membros do corpo, precisam de "orientação" para se desenvolver. As proteínas, através de um processo desconhecido, medeiam informações entre as células e direcionam o crescimento. Desse modo, permitem que o óvulo se desenvolva até "ganhar a forma" de um ser vivo.
O nome pelo qual os cientistas normalmente se referem a esses genes é "porco-espinho". Isso porque as pesquisas pioneiras foram feitas em moscas de frutas, onde genes semelhantes foram descobertos. Mutações desses genes deixavam as moscas parecidas com um porco-espinho.
A novidade das pesquisas da "Cell" é a identificação de genes porco-espinho em três tipos de vertebrados (animais que possuem coluna vertebral): camundongos, galinhas e uma espécie de peixe. Esses animais estão suficientemente distantes na escala evolutiva para sugerir que todos os vertebrados tenham os genes.
Os cientistas são da Universidade Harvard (EUA) e do Fundo Imperial para Pesquisa em Câncer, em Oxford (Reino Unido).

Texto Anterior: Grupo ataca clínica italiana de fertilidade
Próximo Texto: Servidores no Pará ganham até CR$3,1 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.