São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caminho do crescimento; Receita velha; Na prática; Um efeito; No Oriente; Recorde sob pressão; Volume e preço; Conta nova; Faturando mais; Reforma em debate

Caminho do crescimento
A melhor distribuição de renda não é incompatível com o rápido crescimento econômico dos países em desenvolvimento –e pode até aumentar a velocidade da expansão.
Essa a opinião de um número crescente de economistas, segundo o "The New York Times".
Receita velha
A formação do novo consenso significa uma guinada na crença que prevaleceu nos anos 60 e 70, de que era necessário primeiro fazer o bolo crescer para depois reparti-lo.
Na prática
A nova perspectiva já está influenciando o assessoramento de agências internacionais, como o Banco Mundial, a países do Terceiro Mundo, como o Brasil.
Um efeito
A redução em um terço da diferença entre as rendas dos mais ricos e dos mais pobres pode aumentar em 0,7 ponto percentual por ano a taxa de crescimento da renda per capita, segundo estimativa de economistas citados pelo jornal americano.
No Oriente
Os economistas –reunidos na semana passada em conferência da American Economics Association– disseram que nos "tigres" asiáticos a renda dos trabalhadores cresceu mais depressa do que a dos empresários.
O contrário do que ocorreu na Africa e América Latina.
Recorde sob pressão
A indústria madeireira do Pará fechou 93 com exportação de 620 mil metros cúbicos de madeira e faturamento de US$ 200 milhões.
Apesar da pressão de grupos ambientalistas.
Volume e preço
Segundo Danilo Remmor, da Associação das Indústrias de Exportação de Madeira do Pará, houve aumento médio de 15% nos produtos.
"Vendemos mais e com preços melhores", diz.
Conta nova
A conta da linha de produtos Ivomec, da Merck Sharp & Dohme, passa a ser atendida pela agência CBBA.
Faturando mais
A fabricante de máquinas agrícolas New Holland Latino Americana, do grupo Fiat, teve aumento de 354% nas vendas de tratores em dezembro sobre o mesmo mês de 92.
No setor de colheitadeiras, o crescimento foi de 132%.
Reforma em debate
O Banco Martinelli promove debate sobre a reforma tributária na próxima segunda-feira.
Com a participação de Delfim Netto e Luiz Roberto Ponte.

Texto Anterior: Receita aprova novo formulário de IRPJ; Westinghouse vai cortar 6.000 vagas; Gillette eliminará 2.000 empregos; Darm 2 e GDA 94 serão enviados pelo Correio
Próximo Texto: Antes do tempo; Desencontro nas pontas; Sem futurologia; Prateleiras cheias; Recado aos agentes; Recuperação lenta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.