São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

Pergunta: "Tenho um 386DX, 40 MHz, memória de 4 Mbytes, monitor SVGA colorido, impressora Epson LX-810L e 'Windows 3.01'. Notei que as letras de todas as janelas estão muito pequenas e gostaria de saber como aumentá-las. Aprendi que para imprimir algum documento mais rápido no 'Windows' é só configurar a impressora para Genérico/somente texto, porém não consegui configurar os caracteres de acentuação e cedilha. Como devo proceder?"
(Eliane M. Diogo - Sto. Antonio do Jardim, SP)
Resposta: Como não existe a versão 3.01 do "Windows", responderei suas dúvidas considerando a versão 3.1. Para aumentar o tamanho das letras (fontes), você pode alterar a configuração do monitor na opção Config do Windows (Windows Setup) do menu Principal (Main). Escolhendo um monitor com resolução de 640 x 480, todas as letras ficarão maiores, inclusive as das janelas de aplicativos. Haverá, porém, uma diminuição na resolução das imagens.
Para aumentar a fonte dos ícones da área de trabalho (usando resoluções de 800 x 600 ou 1.024 x 768), incluir ou alterar no item Desktop do arquivo WIN.INI os seguintes parâmetros: IconTitleSize - 10; IconSpacing - 100.
Esses parâmetros alteram, respectivamente, o tamanho da fonte dos ícones e o espaçamento entre eles, que também precisa ser alterado para que as letras não se sobreponham. O parâmetro IconSpacing também pode ser alterado via opção Area de Trabalho (Desktop) do Painel de Controle (Control Panel).
Note que alguns aplicativos possuem recursos de zoom, que permitem ampliar ou reduzir o documento exibido na tela.
Sobre a sua segunda dúvida, o ideal é que você utilize uma configuração compatível com a da sua impressora para aproveitar os recursos da mesma. Apesar do "Windows" possuir o driver para a Epson LX-810, fique atenta para atualizações do mesmo. A impressão no modo Genérico/Somente texto é mais rápida, pois não é feita em modo gráfico e sim utilizando a tabela interna de caracteres da impressora (e nem todas têm acentuação). No seu caso, se você quiser imprimir em modo texto, cheque no manual ou com o fabricante a possibilidade de configurar na impressora os dip switches (pequenas chaves que permitem a configuração de hardware) para aceitação de caracteres internacionais. Se você necessita de rapidez e qualidade na impressão, sugiro a troca de sua impressora por uma jato de tinta, já que existem diversos modelos no mercado a preços mais acessíveis que os de uma laser.

Klaus von dem Bach é responsável por serviços internos de informática na Coritel-SP, ligada à Andersen Consulting.

Texto Anterior: Chega ao país novo CAD da Autodesk
Próximo Texto: Prioridades estão definidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.